MENU

BUSCA

Mais de 35 mil mortes foram confirmadas após terremoto na Turquia e Síria; buscas estão perto do fim

De acordo com a ONU, o foco deve ser garantir abrigo e condições básicas aos sobreviventes e desabrigados

O Liberal

Uma semana após o forte terremoto que devastou partes da Turquia e da Síria, o número de mortes confirmadas nos foi países chega a 35.225. Nesta segunda-feira (13), a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que a tendência é que a busca por sobreviventes esteja chegando ao fim e os esforços fiquem concentrados no trabalho para garantir abrigo e condições básicas aos sobreviventes e desabrigados.

VEJA MAIS

Bebê de dois meses é resgatado 5 dias após terremoto na Turquia
Tragédia que também afetou a Síria já conta com 33.181 mortos

Vídeo mostra enfermeiras tentando proteger bebês durante terremoto na Turquia
Imagens registram o momento em que o edifício do hospital neonatal estremece

17 brasileiros serão repatriados após terremotos na Turquia
Governo brasileiro informou que está tomando providências para trazer brasileiros afetados pela tragédia de volta para casa

O terremoto de 7,8 graus de magnitude foi registrado no dia 6 de fevereiro e matou ao menos 31.643 pessoas na Turquia e outras 3.581 na Síria. Apesar de todo esse tempo e das equipes estarem quase encerrando os trabalhos de resgate, ainda há histórias impressionantes de sobrevivência. Na madrugada desta segunda, por exemplo, uma mulher foi resgatada após uma semana debaixo dos escombros.

Responsáveis

A Justiça da Turquia anunciou a abertura de processos judiciais contra 130 pessoas que, supostamente, participaram de incorporações de imóveis que foram construídos com má qualidade e de forma ilegal. Essas construções não teriam observado as regras de engenharia que os tornariam mais resistentes a tremores de terra.

O país possui códigos de construção que atendem aos padrões atuais de engenharia sísmica, mas eles raramente são aplicados, o que teria provocado a queda de milhares de prédios.

De acordo com o ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, 134 pessoas estão sendo investigadas por sua suposta responsabilidade na construção de edifícios que não resistiram aos terremotos. Pelo menos três foram presos enquanto aguardam julgamento, sete pessoas foram detidas e outras sete foram impedidas de deixar o país.

Mundo