Brasil envia ajuda ao Chile para conter avanço de incêndios florestais

Centenas de casas já foram destruídas e 24 pessoas morreram

O Liberal

Os incêndios florestais que atingem a região centro-sul do Chile se espalharam por novas áreas nesta quarta-feira (8), levando as autoridades do País a intensificarem os pedidos de ajuda às nações vizinhas. O governo brasileiro autorizou o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira equipada para o combate a incêndios, com tripulação e equipe de campo, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais. A ajuda humanitária foi destinada após uma conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gabriel Boric, do Chile.

VEJA MAIS

image Chile declara estado de catástrofe após a morte de 13 pessoas em incêndios florestais
Cerca de 40 mil hectares já foram consumidos e centenas de casas destruídas

image Cratera no Chile: veja como como está o buraco gigante seis meses depois
O governo estabeleceu para mineradora multa máxima prevista no Código de Águas de 120 milhões de pesos chilenos

De acordo com autoridades chilenas, a área afetada pelas chamas no Chile já alcança 294.058 hectares. Os incêndios deixaram 24 mortos, 2.180 pessoas feridas e já destruíram centenas de casas. A maioria das mortes e danos ocorreram nas regiões de Biobio, Araucania e Ñuble, no centro-sul do país. Em Concepción, capital da região do Biobio e uma das maiores cidades do País, voluntários se mobilizaram para cuidar de animais silvestres vitimados pelo fogo.

A ministra do Interior, Carolina Toha, destacou que há uma escassez nacional de tanques de água. “Solicitamos e exigimos que todos os fornecedores com este tipo de equipamento os disponibilizem”, pediu. "Há uma prioridade para levar água às pessoas afetadas."
 
Além dos equipamentos, o governo brasileiro disponibilizou 60 brigadistas dos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), além de seis especialistas em Comando e Controle e em comportamento do fogo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO