CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ataque do Taliban a base militar afegã dos EUA mata 1 e fere dezenas

Ação que pode acabar com os planos de retomada das conversas de paz entre os Estados Unidos e o Taliban

Reuters
fonte

Homens-bomba atacaram a principal base militar dos Estados Unidos no Afeganistão nesta quarta-feira, matando ao menos uma pessoa e ferindo dezenas, em uma ação que pode acabar com os planos de retomada das conversas de paz entre os EUA e o Taliban.

O Taliban assumiu a autoria do ataque, que atingiu a base aérea de Bagram, ao norte de Cabul.

"Primeiro um veículo Mazda reforçado atingiu o muro da base americana", disse Zabihullah Mujahid, porta-voz do Taliban. "Mais tarde, vários mujahideen equipados com armas leves e pesadas conseguiram atacar os ocupantes americanos".

O porta-voz do Taliban afirmou que o ataque continuava. A coalizão militar liderada pelos EUA disse que o ataque foi "contido e repelido rapidamente".

Abdul Shukoor Qudosi, governador do distrito de Bagram, disse que 87 pessoas foram feridas e uma mulher morreu, e que uma operação de liberação da área ainda estava em andamento.

Cinco efetivos da ex-república soviética da Geórgia, que é parte da coalizão encabeçada pelos EUA, estão entre os feridos, disse o Ministério da Defesa do país em comunicado. A maioria das baixas foi de afegãos.

"Um confronto de 30 minutos também aconteceu entre os agressores, que obviamente queriam entrar na base, e forças estrangeiras", disse Wahida Shahkar, uma porta-voz do governador da província de Parwan, que inclui o distrito de Bagram.

Dois agressores detonaram veículos com explosivos na entrada sul da base, e cinco outros abriram fogo. Não ficou claro de imediato quantos dos cinco atiradores foram mortos, disse Shahkar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO