MENU

BUSCA

Pilotos desligaram motor errado após colisão com pássaros em voo da Jeju Air, aponta investigação

Acidente ocorreu em 29 de dezembro de 2024, resultando na morte de 179 pessoas

O Liberal

A investigação sul-coreana sobre o acidente do voo Jeju Air 2216 encontrou “evidências claras” de que os pilotos desligaram o motor errado após a aeronave colidir com pássaros pouco antes do pouso. A informação foi divulgada pela agência Reuters, que ouviu uma fonte com acesso ao inquérito, mas que preferiu não se identificar.

O acidente ocorreu em 29 de dezembro de 2024, resultando na morte de 179 pessoas; apenas dois ocupantes sobreviveram. Segundo a fonte, dados do gravador de voz da cabine, registros do computador de bordo e a análise de um interruptor do motor recuperado em maio entre os destroços comprovaram que, durante as manobras de emergência, os pilotos desligaram o motor esquerdo, que estava menos avariado, mantendo em funcionamento o motor direito, que havia sofrido danos mais graves.

VEJA MAIS

Acidente com avião na Coreia do Sul deixa pelo menos 179 mortos
O voo Boeing 737-800, operado pela companhia aérea Jeju Air, tinha 181 passageiros a bordo, incluindo 175 passageiros e seis membros da tripulação

Ainda de acordo com outra fonte do governo, exames posteriores nos motores recuperados mostraram que não havia falhas mecânicas antes do impacto com as aves e da queda. O acidente, que aconteceu no Aeroporto de Muan, entrou para a história como o desastre aéreo mais letal já registrado em solo sul-coreano.

Durante uma coletiva de imprensa no sábado, os investigadores relataram às famílias das vítimas que o motor direito havia sido atingido com mais força pelos pássaros, mas que há fortes indícios de que o motor esquerdo, menos danificado, foi desligado. O tema foi destaque em veículos de comunicação sul-coreanos, como MBN e Yonhap, nos dias 19 e 20 de julho. Segundo a fonte ouvida pela Reuters, mesmo sem a publicação oficial do relatório final, a equipe de investigação considera as provas “claras” e acredita que a conclusão não sofrerá alterações.

Palavras-chave