MENU

BUSCA

Nasa prepara nave Orion para missão Artemis II com destino à órbita da Lua

O lançamento da tripulação com quatro astronautas está previsto para setembro de 2025 e deve durar 10 dias

Lívia Ximenes

A Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) divulgou, nessa quarta-feira (3), mais um teste realizado na espaçonave Orion, parte da missão Artemis II - cujo objetivo é orbitar a Lua. Um guindaste de 30 toneladas suspendeu o veículo em uma câmara de altitude, submetendo-o a testes eletromagnéticos. O teste ocorreu no dia 28 de junho.

VEJA MAIS

Estudo da Nasa diz que Amazônia pode 'sumir' com o calor extremo; entenda
O trabalho científico aponta que até 2070 essa e outras regiões do território nacional poderão se tornar inabitáveis

Nasa e Boeing negam que astronautas estejam presos no espaço
Astronautas não têm data para retornar de missão que já dura um mês

Nasa desenvolve telescópio para buscar vida fora do sistema solar
A missão Observatório de Mundos Habitáveis (Habitable Worlds Observatory - HWO) foca em encontrar planetas semelhantes à Terra ao redor de estrelas como o Sol

Provas de verificação de subsistemas e checagem de possíveis vazamentos nos sistemas de propulsão foram realizados. Os próximos testes a serem realizados na Orion são de quase vácuo total, para simular a experiência no espaço próximo à Lua, e baixa pressão. Os dados obtidos com os testes serão utilizados para qualificar a segurança da espaçonave, segundo a Nasa.

Com quatro tripulantes, o lançamento da nave da missão Artemis II está previsto para setembro de 2025 e deve durar 10 dias. A Nasa classifica a Artemis II como “o primeiro voo tripulado por humanos da Nasa em capacidades do espaço profundo, pavimentando o caminho para futuras missões na superfície lunar”.

Entre os tripulantes, está o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e os especialistas de missão Christina Koch e Jeremy Hansen.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)