Mundo já tem oito bilhões de habitantes
Marca foi atingida neste dia 15 de novembro, contudo, o crescimento populacional mundial está desacelerando
O mundo chegou à marca de oito bilhões de habitantes nesta terça-feira (15), de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o órgão, o número foi alcançado onze anos após batermos os sete bilhões. Apesar disso, o crescimento populacional está desacelerando gradativamente. Para chegarmos aos nove bilhões de habitantes, pode ser que levemos 15 anos. Já os dez bilhões só deverão ser atingidos por volta de 2080.
VEJA MAIS
Por um lado, segundo a ONU, essa marca mostra o avanço científico e tecnológico da humanidade, que permitiu chegarmos a este número, mas também representa um grande desafio, uma vez que são mais pessoas precisando de oportunidades em todas as frentes, como saúde, educação, geração de emprego e renda, infraestrutura, entre outras.
As estimativas da ONU apontam que, em 2030, a população mundial será de 8,5 bilhões de pessoas e, em 2050, de 9,7 bilhões.
Outros dados projetam que as populações de 61 países diminuirão 1% ou mais entre 2022 e 2050, devido aos baixos níveis de fecundidade e, em alguns casos, às elevadas taxas de emigração. Para que uma população mantenha o mesmo nível, a taxa de fecundidade precisa estar em 2,1. No Brasil, por exemplo, esta taxa é de 1,7.
A ONU diz que a população global atingirá seu pico na década de 2080 com 10,4 bilhões de habitantes, mas outros órgãos acreditam que isso acontecerá mais cedo — entre 2060 e 2070, com menos de 10 bilhões.
Palavras-chave