MENU

BUSCA

Cães também choram ao reencontrar os seus donos, aponta estudo

Demonstração de afeto está ligada a presença da ocitocina, o hormônio da felicidade

Lucas Costa

Além de abanar o rabo, dar saltos e lambidas frenéticas - comportamentos aos quais todo dono de cães já está acostumado - os cachorros também choram ao reencontrar os seus donos. Esse comportamento foi observado por pesquisadores em um estudo publicado na última segunda-feira (22) pela revista "Current Biology".

VEJA MAIS

Mutirão oferta vacinação antirrábica a cães e gatos até dezembro
A ação começa neste sábado (13), a partir das 8h, em uma universidade particular no bairro do Umarizal

Dia do Vira-Lata: data chama atenção para cuidado com cães sem raça definida
Símbolo do Brasil, cachorros vira-latas são celebrados 31 de julho

Cachorro salva vida de tutora ao tirá-la da rota de carro desgovernado; vídeo
A caminhonete subiu na calçada onde a mulher estava, mas, segundos antes o animal percebeu o perigo e tentou fugir

"Nunca havíamos ouvido sobre animais que derramaram lágrimas em situações felizes, como ao se reencontrarem com o dono", disse Takefumi Kikusui, da Universidade de Azabu, no Japão, um dos autores do estudo.

Para entender o resultado, os pesquisadores mediram a quantidade de lágrimas sob as pálpebras dos cães usando um teste chamado Schirmer. O volume de excreções lacrimais aumenta quando o cão se encontra com o dono ou com seu espaço habitual, isso por conta da presença do “hormônio do amor”, como é chamada a ocitocina, segundo os pesquisadores.

O estudo também tenta entender a funcionalidade das lágrimas. Para isso, os pesquisadores pediram para que os donos organizassem as fotos de seus cães em uma sequência de intensidade baseada no poder que elas lhe despertavam para cuidar dos animais. Ficaram "significativamente acima" as fotos em que os cães aparecem com lágrimas nos olhos.

“É possível que os cães que mostram olhos marejados durante as interações façam com que sejam mais cuidados", explicou Takefumi Kikusui sobre essa característica, presente também nos bebês.