A feira do Francisquinho, localizada no bairro Jaderlândia, em Ananindeua, possui 166 boxes e está passando por reformas. Segundo informações anônimas encaminhadas para a equipe do Eu Repórter, feirantes do local foram chamados para receber um auxílio financeiro, com a proposta de investir na estruturação interna e funcionamento dos boxes. Entretanto, nenhum dos feirantes recebeu o auxílio. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do município nega que haja atraso na entrega do auxílio.
Segundo a denúncia, entre os dias 31 de agosto até o dia primeiro de setembro, os feirantes foram chamados pela Sedec, sem saber exatamente o motivo.
"Nós fomos lá e não sabíamos exatamente o que era. A gente achava, na verdade, que já iriam entregar o dinheiro para gente. Nós levamos toda a nossa documentação, nós assinamos os termos para receber o dinheiro e todos assinaram, já que são 166 boxes", disse a denúncia.
"O asfalto está cedendo" afirma morador sobre buracos na Passagem Bom JardimAcidentes ocorrem com frequência na área que fica no bairro do Jurunas, afirma denúncia
Poste inclinado preocupa moradores na avenida IndependênciaMotoristas que passavam pelo local se surpreenderam com a posição do equipamento
Bueiro na Almirante Barroso causa medo em quem trafega na áreaDenúncia afirma que o bueiro está sem tampa há quase três mesesO local havia sofrido depredação, junto com o furto de toda fiação elétrica e retirada de pias. O auxílio iria contribuir para a revitalização dos boxes.
"A feira já existe acredito que há uns dois anos. Esse auxílio seria para colocar portas e janelas, já que o ambiente estava sem nada e o dinheiro é para todo o material de coisas que precisamos para feira", informou a denúncia.
"Nós percebemos que os papeis, todos, já eram recibos, como se a gente já tivesse recebido o dinheiro, porém, não deram nenhuma posição de quando iria cair esse dinheiro para gente. Já vai completar um mês e esse dinheiro ainda não está em nossas mãos, pois é dado como recebido", contou a denúncia anônima.
"Não sei se iremos mais receber a quantia que nos foi prometido, é quase impossível de receber depois. Houve a informação de que iremos receber dentro de 30 dias, porém foram de pessoas de fora do órgão que nos atendeu no dia da assinatura dos termos, no qual foi a Sedec".
Em nota, a Sedec informou que para realizar o pagamento do auxílio aos Feirantes da Feira do Francisquinho, foram feitos diversos trabalhos divididos em etapas: entrega de documentação dos 166 feirantes, triagem, autorização para liberar o benefício, o que leva tempo para serem concluídos.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)

