MENU

BUSCA

Canaã dos Carajás vence duas categorias de prêmio para municípios mineradores

Avanços nas áreas da saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico se destacam entre experiências nacionais

O município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, ficou com 1º lugar nas categorias saúde e infraestrutura do Prêmio Municípios Mineradores 2022, realizado pelo Ministério de Minas e energia, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

A premiação é voltada ao reconhecimento das práticas de governança pública em localidades que tiveram índices de arrecadação da Compensação Financeira Pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), iguais ou maiores a 5% da sua receita em 2021. No total, foram 24 finalistas e oito premiados nas categorias saúde, educação, proteção social, infraestrutura, meio ambiente, gestão, finanças públicas e desenvolvimento econômico.

VEJA MAIS

Canaã dos Carajás é referência regional de saúde
Município já oferece serviços e atendimentos com qualidade reconhecida e planeja a implantação de um Hospital Regional

Estratégia de desenvolvimento social leva qualidade de vida para Canaã dos Carajás
Município do sudeste paraense avança com melhorias nas áreas do empreendedorismo, saúde, assistência social e urbanização

Entre os vencedores, Canaã dos Carajás se destacou por receber dois prêmios, além de ter sido finalista na categoria desenvolvimento econômico. Os demais premiados foram: Educação – Alto Horizonte (GO); Proteção Social – São Gonçalo do Rio Abaixo (MG); Meio Ambiente – São Gonçalo do Rio Abaixo (MG); Infraestrutura – Gestão pública – Itabira (MG); Crescimento Econômico – Catas Altas (MG) e Finanças públicas – Ouvidor (GO).

“Eu dedico esse prêmio de forma especial à toda a equipe de saúde que se dedicou, se desdobrou na linha de frente da pandemia, e também à toda a equipe de governo e população de Canaã dos Carajás, que faz uma gestão participativa, para transformar Canaã em referência em qualidade de vida”, disse a prefeita Josemira Gadelha na cerimônia realizada em Brasília e que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida; do ministro de Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite; e do diretor-presidente do Ibram, Raul Jugmann.

O reconhecimento entre os municípios mineradores se soma a outros avanços que Canaã dos Carajás vem alcançando recentemente. No mês de abril, o Ministério da Saúde classificou Canaã como uma das três melhores experiências de organização da saúde primária em todo o país.

No campo da infraestrutura, a prefeitura está executando um pacote de obras de drenagem e asfaltamento que contempla as zonas urbana e rural com cerca de R$ 209 milhões em investimentos. Já para fortalecer o desenvolvimento econômico, o município conta com o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS), que recebe o aporte da CFEM e direciona recursos para o financiamento a juros baixos de empreendimentos locais.

Para saber mais sobre os investimentos que fazem Canaã dos Carajás despontar em melhorias e qualidade de vida, clique aqui.