Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Canaã dos Carajás é referência regional de saúde

Município já oferece serviços e atendimentos com qualidade reconhecida e planeja a implantação de um Hospital Regional

Com estrutura e equipes profissionais qualificadas, serviços de ponta, estratégias inovadoras de gestão e novos investimentos, o município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, tem se destacado no campo da saúde pública promovendo mais cuidado e qualidade de vida para a população.

Só nos primeiros meses de 2022, Canaã já realizou mais de 50 mil atendimentos médicos e mais de 12 mil atendimentos de enfermagem nas unidades básicas de saúde tanto na zona urbana quanto na zona rural. Além disso, o município teve, em média, 290 internações hospitalares por mês, número cerca de 33% maior do que o registrado em 2021.

VEJA MAIS

Estratégia de desenvolvimento social leva qualidade de vida para Canaã dos Carajás
Município do sudeste paraense avança com melhorias nas áreas do empreendedorismo, saúde, assistência social e urbanização

Prefeitura de Canaã implementa programa habitacional para ajudar pessoas a construir e reformar
Segundo a prefeita do município, Josemira Gadelha, é hora de cuidar das pessoas, começando por seus lares

Também chamam atenção o número de procedimentos mensais realizados no Hospital Municipal Daniel Gonçalves. São, em média, 5 mil atendimentos no Pronto Socorro, mais de 16 mil exames laboratoriais com resultados divulgados e 92 partos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são 82.367 usuários cadastrados na rede local, número superior à população estimada que varia entre 60 e 70 mil pessoas, o que evidencia que Canaã dos Carajás tem exercido um papel de referência para a área da saúde na região, atendendo inclusive moradores de outros municípios.

A liderança exercida pelo município se reflete na qualidade dos atendimentos, reconhecida pela população local e por instituições que atestam que saúde é uma área prioritária e estratégica para Canaã dos Carajás. No último mês de abril, por exemplo, o município foi classificado entre as três melhores experiências de organização da saúde primária no país em avaliação feita pelo Ministério da Saúde.

Por meio do projeto “Saúde na Escola”, estudantes da rede municipal de ensino têm acesso a atendimentod de diversas especialidades (Divulgação / Prefeitura de Canaã dos Carajás)

O reconhecimento foi para um projeto de iniciativa da gestão municipal que atua no monitoramento de dados e indicadores, que são utilizados para ampliar o acesso da população à diversas consultas, exames e serviços, como pré-natal, testagem para infecções sexualmente transmissíveis, acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial, entre outros.

O resultado foi detectado na melhora dos indicadores de saúde de Canaã ao longo dos últimos anos. No 3º quadrimestre de 2020, o município obteve a melhor performance do Estado do Pará; no 1º quadrimestre de 2021, ficou em 14º lugar nacional, além de ter a melhor pontuação do estado. Já, no 2º quadrimestre de 2021, o município recebeu a pontuação 10 em seis dos sete indicadores monitorados.

Canaã dos Carajás também renovou a parceria com o Governo Federal para dar continuidade ao desenvolvimento do programa “Saúde na Escola” em 2022. A iniciativa conta com equipes formadas por de odontologia, nutrição, psicologia, enfermagem, oftalmologia, fonoaudiologia, educação e outros que atuam com avaliação, consultas, orientações e intervenções junto aos estudantes da rede municipal de ensino. Em breve, os alunos da rede estadual local também serão contemplados.

Atualmente, o município conta ainda com um convênio com o Instituto Sorriso Legal, que possibilita a realização da cirurgia para tratamento da fenda lábio-palatina, mais conhecida como “lábio leporino” na cidade. O procedimento dificilmente é encontrado em regiões do interior do Brasil, mas em Canaã, os familiares de crianças com a doença têm acesso ao tratamento na rede de saúde pública.

Hospital Regional de Canaã dos Carajás vai ampliar oferta de atendimento especializado para moradores de toda a região (Divulgação / Prefeitura de Canaã dos Carajás)

Só tenho a agradecer, sem palavras, pois é um sonho que está sendo realizado e só tenho a agradecer por Canaã dos Carajás ter essa grande parceria”, afirmou Geovana Duarte, mãe de um paciente atendido por meio da parceria.

A estrutura de saúde pública de Canaã dos Carajás deve avançar ainda mais, já que está em planejamento da construção de um Hospital Regional no município, com oferta de atendimentos de média e alta complexidade. No momento, estudos e pesquisas estão sendo realizados para identificar as principais demandas de saúde da região em torno de aspectos como especialidades médicas, exames e tratamentos. Além disso, estão avançadas as negociações para atração de investimentos da iniciativa privada que viabilizem a construção da unidade, que deve oferecer estrutura para implantação de um curso de Medicina no município.

“Nosso objetivo é ampliar esses serviços e garantir que Canaã continue progredindo, com mais médicos, especialidades e opções de tratamento”, afirma a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha. Para saber mais sobre esses e outros projetos que melhoram o sistema de saúde e a qualidade de vida no município, clique aqui.

Prefeitura De Canaã Dos Carajás
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!