48% dos profissionais de RH apontam falta de apoio como obstáculo à transformação digital
Levantamento realizado pela Sólides mostra que, mesmo com o avanço da tecnologia e da inteligência artificial na gestão de pessoas, resistência interna segue como o maior desafio para o setor
A transformação digital nas áreas de Recursos Humanos (RH) e Departamento Pessoal (DP) das empresas brasileiras é uma realidade nas empresas, mas esbarra em um fator crítico e, muitas vezes, invisível: a resistência das lideranças. De acordo com Mapa do RH & DP 2025, pesquisa inédita da empresa de tecnologia Sólides, 48% dos profissionais do setor afirmam que a principal barreira para digitalizar processos é a dificuldade de apoio e aprovação das lideranças.
Os dados revelam um contraste: enquanto 46% das empresas já utilizam softwares para gerenciar a maior parte dos processos de RH, apenas 12% ainda operam exclusivamente por planilhas. Além disso, sete em cada dez profissionais já aplicam a inteligência artificial no dia a dia e 80% relatam ganhos concretos na eficiência dos processos.
“O que estamos vendo é um setor cada vez mais preparado tecnologicamente, mas que depende da visão estratégica da alta gestão para evoluir. A transformação digital no RH não é mais uma questão de infraestrutura e sim de patrocínio interno e visão estratégica”, afirma Távira Magalhães, CHRO da Sólides.
VEJA MAIS
O estudo também aponta desafios estruturais que afetam o clima e a retenção de talentos nas empresas. Fatores como sobrecarga de trabalho (38%), falta de oportunidades de crescimento (39%) e lideranças ineficazes ou pouco reconhecedoras (38%) são os principais gatilhos para desligamentos voluntários, reforçando a urgência de ambientes mais saudáveis e lideranças mais preparadas para gerir pessoas.
Outro ponto revelado pelo estudo é a desigualdade de gênero. Apesar de a maioria dos profissionais de RH e DP serem mulheres, elas continuam sub-representadas nos cargos de coordenação e gerência. A diferença também se reflete nos salários: homens ganham, em média, 38% a mais, revelando uma disparidade estrutural preocupante. O mapa do RH & DP 2025 foi realizado pela Sólides em parceria com a Offerwise, por meio de uma pesquisa online com líderes e colaboradores de todas as regiões do Brasil.
O estudo foi feito entre os dias 17 e 28 de abril de 2025, com participantes de diferentes faixas etárias e classes sociais. O objetivo é oferecer um retrato estratégico do setor, suas tendências e seus gargalos.
O relatório completo está disponível gratuitamente no site da Sólides. Clique aqui e acesse.
Sobre a Sólides
A Sólides é uma empresa de tecnologia, líder no Brasil na Gestão de Pessoas de pequenas e médias empresas. A companhia oferece soluções inovadoras e metodologias exclusivas que ajudam na atração, desenvolvimento e retenção de talentos — reduzindo a taxa de rotatividade e aumentando as vantagens competitivas dos negócios. Em 2022, recebeu o maior aporte já feito em uma HR Tech na América Latina, R$ 530 milhões — liderado pelo fundo Warburg Pincus - e, no mesmo ano, expandiu seu negócio com a compra do Tangerino, solução completa para automação de processos de Departamento Pessoal.
Em abril de 2024, adquiriu a Folha de Pagamento Digital, se consolidando como a one stop shop das PMEs e, em setembro do mesmo ano, comprou o RHGestor para fortalecer as médias empresas do país. Atualmente, contabiliza mais de 40 mil clientes, totalizando mais de 15 milhões de vidas impactadas pela plataforma e desponta na liderança do grupo de empresas de alto crescimento no Brasil.
Palavras-chave