STJD indefere mandado de garantia do Paysandu e define Parazão de Basquete com Remo e JP8 Esportes

O recurso protocolado pelos bicolores pedia a entrada do clube na competição, mas acabou derrotado em votação na corte desportiva

Luiz Guilherme Ramos
fonte

Após 23 dias de paralisação, o Campeonato Paraense adulto de basquete poderá, enfim, ser retomado, graças a intervenção do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que dissolveu uma questão entre os clubes participantes e o Paysandu, que havia ficado de fora da competição. Em decisão apertada, o STJD negou o mandado de garantia do Paysandu e definiu que a competição seja disputada entre Clube do Remo e JP8 Esportes. 

Por 3 votos a 2, a Federação Paraense de Basquete saiu vitoriosa na ação patrocinada pelo Paysandu, estando a partir de agora, livre para definir o calendário da competição, conforme frisa o presidente da entidade, Neto Vieira. "Vamos retornar com o campeonato com o regulamento que tinha sido aprovado, conforme resultado do tribunal. Só está faltando essa categoria adulto para encerrarmos o ano de 2023. Foi uma vitória e tanto para o basquete paraense", comentou. 

A partir da queda da liminar na corte desportiva, foi definido que Remo x JP8, irão disputar o título de 2023 em melhor de cinco jogos.

VEJA MAIS

image STJD realiza julgamento da liminar do Campeonato Paraense de Basquete nesta quinta-feira (14)
Superior Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu o torneio após recurso impetrado pelo Paysandu

image STJD: Paysandu avalia interrupção do Parazão de Basquete e aponta falhas no regulamento: 'Absurdo'
De acordo com os diretores Raphael Gonçalves e Wagner Viana, a forma de disputa do Parazão de 2023 prejudica o clube e a entrada na corte superior do esporte se deu para 'resguardar o esporte'

image Parazão de Basquete é paralisado após decisão do STJD
Superior Tribunal de Justiça Desportiva suspendeu o torneio após queixa do Paysandu contra a Federação Paraense de Basquetebol

Entenda o caso

O imbróglio teve estopim às vésperas da primeira partida da competição, que em 2023 seria disputada em formato de playoffs por Clube do Remo e JP8 Esportes. As equipes entrariam em quadra no dia 21 de novembro, no Ginásio Serra Freire, mas um documento enviado pelo STJD proibiu a realização da partida, graças a um pedido impetrado pelo Paysandu. 

A equipe alviceleste estava em desacordo com a cláusula presente no regulamento da competição, apresentada pelo Remo à FPB, que limita o número de inscrições de jogadores que não residem no estado. 

Segundo dirigentes do clube bicolor, a decisão da federação prejudicou a participação do clube no torneio e ocorreu por motivações políticas, favorecendo o Remo. O Paysandu também alegou possíveis erros na aplicação dos prazos para apresentação das propostas administrativas das equipes.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES