CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após ser anunciado como novo técnico do Corinthians, Cuca terá 'reencontro de milhões' com o Remo

A relação do treinador com o time paraense é longa e começou quando ele ainda era jogador; três décadas vem o reencontro na terceira fase da Copa do Brasil

Luiz Guilherme Ramos
fonte

Assim que o nome de Cuca foi anunciado como novo técnico do Corinthians, o destino se encarregou de colocá-lo mais uma vez no caminho do Clube do Remo. A primeira vez em que a história de ambos se cruzaram foi a exatos 29 anos, no distante ano de 1994. De lá para cá, o atleta amadureceu, se aposentou e virou um dos treinadores mais reconhecidos do futebol brasileiro. No próximo dia 26, ele terá um encontro especial, possivelmente na estreia do novo cargo, contra o mesmo Remo que há quase três décadas lhe recebeu de braços abertos em Belém do Pará.

Whatsapp: saiba tudo sobre o Remo. Recêêêba!

Paranaense de 59 anos, Cuca iniciou profissionalmente no futebol em 1984, no Santa Cruz-RS. Permaneceu em clubes do sul do país até se transferir para o Real Valladolid, da Espanha, em 1990. Retornou para o Brasil em 91, defendendo a dupla Gre-Nal antes de ir para o futebol paulista, onde jogou por Palmeiras, Santos e Portuguesa. Em 1994 foi contratado pelo Clube do Remo, que disputaria a Série B daquele ano. Em campo, o time não foi muito bem e acabou rebaixado, não sem antes viver alguns bons momentos com o uniforme azul marinho. 

Em um deles foi a histórica goleada do Remo sobre o Cruzeiro, em pleno Mineirão, pelo placar de 5 a 1. Apesar disso, o time patinou na competição e conseguiu apenas seis vitórias, cinco empates e 14 derrotas. Além disso, coube ao maior rival da Raposa, o Atlético-MG, tirar a forra pelos mineiros e enfiar 6 a 0 no Leão Azul, que acabou rebaixado. Ao final da temporada, Cuca recusou e devolveu um cheque de R$ 5 mil do clube, como pagamento de salário.

"Tinha um cheque para receber e devolvi. Eu não achei justo, naquela época, ficar com aquele dinheiro. Pessoal disse que eu tive uma grande atitude, mas acho que fiz o certo", disse ele em entrevista anos depois. Ao todo, Cuca disputou 13 partidas e marcou dois gols pelo Remo, antes de seguir carreira no Juventude e se aposentar após a passagem pela Chapecoense, em 1996. Nos dois anos seguintes, Cuca se aprofundou nos estudos sobre o futebol e estreou como técnico no Uberlândia, em 1998. Começaria ali um novo capítulo na carreira de Cuca, que mais uma vez teve o Leão Azul no caminho. 

SAIBA MAIS

image Às vésperas de jogo contra o Remo pela Copa do Brasil, Corinthians demite técnico Fernando Lázaro
Pressão sobre o treinador aumentou depois da derrota para o Argentino Júniors, pela Libertadores.


image Adversário do Remo, Corinthians avalia demissão de técnico; veja os detalhes
Segundo o gerente de futebol do Corinthians, Alessandro Nunes, a decisão será tomada com "cabeça fria" e após uma avaliação cuidadosa


image Fagner, do Corinthians, pode ser desfalque contra o Remo por lesão; saiba mais
Timão já perdeu o meia Renato Augusto e está em desvantagem contra o Leão


 

Na virada da década de 2000, o Remo vinha de uma boa campanha no Módulo Amarelo da Copa João Havelange, terminando em terceiro lugar na competição equivalente a Série B dos dias atuais. A campanha deu ao time a chance de disputar a elite no ano seguinte, mas uma virada de mesa acabou deixando o Remo de fora e os paraenses tiveram que se contentar em permanecer na segunda divisão. Para tanto, procuraram um nome de peso e a referência dada por Paulo Bonamigo foi justamente a de Cuca.

E assim foi. O agora treinador comandou o Remo durante a competição, mas os maus resultados não foram suficientes para mantê-lo no cargo e ele acabou demitido no meio da temporada, depois de deixar o time na 19ª posição, próximo à zona de rebaixamento. Depois de deixar Belém do Pará, Cuca passou por dezenas de clubes e se tornou um dos profissionais mais vitoriosos de sua geração, conquistando inclusive o título da Libertadores da América pelo Galo Mineiro. 

Na próxima quarta-feira (26), Cuca e Clube do Remo têm um novo encontro marcado, pela terceira fase da Copa do Brasil. A vantagem no confronto é azulina, após vitória por 2 a 0 no jogo de ida, em Belém. Os azulinos vão com todas as forças, atrás da classificação e da cota de R$ 3,3 milhões. Será um teste e tanto para um time recheado de estrelas que, mesmo assim, vem atravessando uma grave crise, que precisa ser resolvida por um velho conhecido dos azulinos. 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Remo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM REMO

MAIS LIDAS EM ESPORTES