Paysandu precisa quebrar tabu de quase 50 anos para avançar de fase na Copa do Brasil
Ao todo, Papão soma apenas uma vitória em cima do Bahia jogando em Salvador
No próximo dia 21 de maio, Paysandu e Bahia vão voltar a duelar pela 3ª fase da Copa do Brasil. Mas desta vez, o confronto será em Salvador (BA), na Arena Fonte Nova, e com o tricolor baiano em vantagem, já que venceu o jogo dessa quarta-feira (30), por 1 a 0 e pode empatar para avançar às oitavas de final da competição.
WhatsApp: saiba tudo sobre o Paysandu
Para seguir no torneio, o Paysandu precisa vencer o Bahia fora de casa por dois gols de diferença para levar a vaga no tempo normal ou por um gol de diferença para forçar a disputa por pênaltis.
Mas para isso, a equipe bicolor precisa quebrar um tabu que já dura 43 anos. Em 22 jogos na história, o Paysandu soma seis vitórias, cinco empates e 11 derrotas para o Bahia. Desses jogos, 12 foram disputados em Salvador, com o Papão tendo conquistado apenas uma vitória.
Em 1982, pela 2ª rodada do Grupo L, na 2ª fase da Taça de Ouro, o Campeonato Brasileiro da época, Bahia e Paysandu jogaram na capital baiana e a equipe bicolor venceu por 3 a 2.
Naquela partida, o Paysandu foi escalado com: Sérgio Gomes; Isidoro, Ademilton, Paulo Guilherme e Zezinho, Ângelo, Luiz Gustavo e Careca, Cabinho, Márcio Fernandes e Wilson.
Os gols da equipe bicolor foram marcados por Isidoro, Cabinho e Márcio Fernandes, que mais tarde, quando treinador, comandou o Paysandu em duas oportunidades e conquistou um título de Copa Verde com o clube. O Bahia diminuiu o placar com Zé Augusto e Osni.
Apesar da vitória, o Paysandu acabou eliminado na 2ª fase daquela Taça Ouro. Com apenas quatro pontos em seis jogos, a equipe bicolor ficou na lanterna do Grupo L, que além do Bahia ainda tinha Sport e XV de Jaú, de São Paulo. Na ocasião, Sport e Bahia avançaram de fase.