Representatividade feminina: paraense é convidada para participar da Copa Rainha Marta 2025
Eveline Maia irá palestrar sobre o protagonismo feminino no futebol e sua trajetória até chegar à Diretoria da Mulher do Paysandu
Eveline Maia, ex-diretora da Diretoria da Mulher do Paysandu, será a representante do Pará na Copa Rainha Marta Nordeste, que ocorre entre os dias 3 e 8 de novembro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). A paraense irá participar de uma mesa para falar sobre o protagonismo das mulheres no futebol.
Eveline é uma das grandes incentivadoras e militantes do futebol feminino no Estado. Torcedora do Paysandu, ela fundou o projeto Futebol para Mulheres e criou a Diretoria da Mulher do clube bicolor, onde permaneceu de 2021 até 2025, quando saiu para assumir a coordenação de esporte da Secretaria da Mulher de Belém. Além disso, é especialista em liderança feminina no futebol.
Por conta de todo o esforço em prol da categoria, a paraense recebeu o convite para ser uma das palestrantes na abertura do evento. Na palestra, Eveline irá falar sobre sua trajetória até chegar à Diretoria da Mulher do Paysandu.
VEJA MAIS
“Me sinto honrada e muito grata pelo convite para estar presente na Copa Rainha junto a outras mulheres do futebol nacional, pois, mesmo com a ausência de Belém como sede da Copa do Mundo Feminina, podemos seguir levando o Estado do Pará para esses espaços de debate sobre as mulheres do futebol do Brasil”, destacou Eveline em contato com o Núcleo de Esportes de O Liberal.
Copa Rainha Marta
Em homenagem à camisa 10 da Seleção Brasileira Feminina, Marta - eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa -, a competição foi criada neste ano com o intuito de valorizar o futebol feminino no Nordeste. Todos os nove estados da região terão “seleções” que disputarão o título do torneio.
Para Eveline, “eventos como esse reforçam a importância de pensarmos políticas públicas e programas de valorização das mulheres do futebol e do esporte como um todo”.
“A Copa Rainha Marta é um case de sucesso internacional e sonho um dia trazer algo parecido para o nosso Estado. O futebol feminino paraense é gigantesco e merece essa visibilidade. Imagina uma Copa com a nossa Formiga como embaixadora? Seria incrível!”, completou.
Além disso, Eveline Maia também irá participar da Conferência de Futebol do Nordeste (CONFUT), considerada a maior feira de negócios da indústria do futebol. O evento será realizado em dezembro, no Recife (PE). No local, a paraense também irá falar sobre liderança feminina no futebol e mediar o I Encontro Nacional de Mulheres do Futebol.
Palavras-chave