MENU

BUSCA

O que é protocolo de concussão? Entenda a regra usada no Re-Pa da final do Parazão

Protocolo de concussão foi acionado na final do Campeonato Paraense, após choque de cabeças entre Jaderson, do Remo, e Novillo, do Paysandu

Hannah Franco | Especial em O Liberal

A grande final do Parazão 2025, disputada entre Remo e Paysandu na noite desta quarta-feira (7), no clássico Re-Pa, foi marcada pela aplicação do protocolo de concussão. Aos 26 minutos do segundo tempo, os jogadores Jaderson e Novillo colidiram de cabeça em um lance disputado, obrigando a paralisação da partida e acionando as medidas emergenciais previstas pela regra da FIFA.

Três ambulâncias precisaram entrar em campo no Estádio Mangueirão, em Belém. Após avaliação médica, ambos os jogadores foram substituídos, acionando o protocolo de concussão, que permite trocas emergenciais fora das cinco substituições regulamentares. Entenda como funciona o protocolo acionado no Campeonato Paraense 2025.

VEJA MAIS

Quando o protocolo pode ser acionado?

O protocolo de concussão pode ser aplicado nas seguintes situações:

  • Imediatamente após a ocorrência de uma concussão ou suspeita;
  • Após avaliação médica em campo ou fora dele;
  • A qualquer momento posterior, mesmo que o atleta tenha voltado ao jogo após uma análise inicial.

Outra possibilidade, embora rara no futebol profissional, é a reutilização de um jogador previamente substituído como "substituto por concussão", caso a equipe não tenha mais opções no banco.

O que é concussão?

No futebol, uma concussão é uma lesão cerebral traumática leve causada, geralmente, por um impacto direto na cabeça ou por movimentos bruscos que façam o cérebro se mover dentro do crânio. Embora o crânio e os líquidos cerebrais atuem como barreiras de proteção, um impacto suficientemente forte pode fazer o cérebro colidir com as paredes internas do crânio, provocando uma alteração temporária em seu funcionamento.

A concussão afeta funções cerebrais e pode causar sintomas como dores de cabeça, confusão mental, tontura, dificuldade de concentração e, em alguns casos, perda de consciência. No esporte, ela pode ocorrer quando o atleta bate a cabeça no chão, colide com outro jogador ou é atingido por objetos como bolas ou equipamentos esportivos.

Esportes