Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Quadro Tático: Como Carlo Ancelotti transformou Vinícius Júnior no Real Madrid

Jovem brasileiro saiu de perdedor de gols para artilheiro da equipe em uma temporada.

Caio Maia/ O Liberal

Quem viu Vinicius Júnior nos últimos anos tem se assustado com a evolução do jovem jogador de 21 anos nesta temporada. Diante da meta, o atacante tem se tornado uma "máquina de gols" no Real Madrid. Com apenas seis partidas no Campeonato Espanhol, o brasileiro marcou cinco vezes e foi responsável direto por um terço dos gols da equipe na competição. O próximo desafio de Vini pela equipe merengue será neste sábado (25), às 16h, contra o Villareal.

Desde que chegou na Europa, Vinícius Júnior é tratado como uma joia. O atacante, revelado na base do Flamengo, era veloz e driblador. O grande problema estava na hora da finalização. Nas primeiras temporadas pelo Real, o jovem talento falhava demais na hora de decidir jogadas.

Mas o que mudou tanto na equipe para que Vinícius saísse de perdedor de gols para artilheiro? Essa evolução tem nome e sobrenome: Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid. O Quadro Tático dessa semana fala sobre como a estratégia do novo técnico "casou" com o futebol do brasileiro.

Jogo funcional

"Os espaços são dominados com superioridade numérica e liberdade criativa". A frase de Ancelotti explica bem a razão de Vinícius se dá bem com o treinador italiano. O técnico baseia as equipes no ataque posicional, quando os jogadores concentram o jogo próximo à bola, ficando em vantagem em relação ao adversário.

É disso que Vini precisava: estar perto da bola. Assim, o jogador tem liberdade para transitar pelos setores do campo e usar o que tem de melhor, que é o drible. Além disso, por meio de infiltrações na área, o brasileiro recebe mais a bola cara a cara com o goleiro, aumentando a possibilidade de gols.

Água mole e pedra dura...

Não adianta ter só um modelo de jogo que favoreça o atleta. É preciso fundamento. Vini, assim como todo jovem jogador, é imperfeito, e por isso precisava aperfeiçoar a técnica. O atacante tentou, tentou, tentou... até acertar.

É claro que Ancelotti ajudou, colocando Vinícius em mais contato com a bola, mas o treinamento diário no Real Madrid também ajudou bastante. Seja por ter adquirido mais experiência, seja pela prática constante, o brasileiro tem sido mais eficaz diante da meta.

Futebol
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES