Novos casos de covid-19 podem alterar protocolo sanitário nos estádios de Belém; entenda

Em entrevista a OLiberal.com, presidente da Comissão de Elaboração do Protocolo contra a covid-19 afirmou que autoridades devem avaliar possíveis mudanças no quadro epidemiológico

Caio Maia/ O Liberal
fonte

Em meio ao crescimento de casos de covid-19 em clubes de futebol, várias capitais do Brasil decidiram rever os protocolos sanitários antes do início dos estaduais. Na última semana, inclusive, o Paysandu divulgou que seis jogadores testaram positivo para a doença na pré-temporada. Apesar disso, o médico José Guataçara, presidente da Comissão de Elaboração do Protocolo de Segurança no Combate a covid-19, disse que não há previsão para que ocorram mudanças nas normas de segurança adotadas em Belém.

Sobre possíveis alterações de protocolos sanitários nos estádios, a equipe de O Liberal entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), mas ainda aguarda um posicionamento. 

De acordo com Guataçara, Belém vive um surto de gripe e, por isso, há uma maior procura nos hospitais da cidade. No entanto, ele ressalta que os sintomas da Influenza e da covid são muito parecidos. 

"Essa estatística, em relação à maior procura por postos de saúde, está meio duvidosa. As pessoas estão confundindo covid-19 com gripe. Para termos certeza, precisamos fazer a testagem correta nas pessoas", disse o médico. 

Por conta disso, Guataçara diz que não há a necessidade de mudanças no protocolo sanitário por enquanto. Segundo ele, as autoridades devem avaliar possíveis mudanças no quadro epidemiológico e, a partir disso, elaborar mudanças nas normas de segurança contra a covid-19. 

"Existe, por enquanto, uma epidemia de gripe, mas não temos dados de que a covid-19 tenha aumentado drasticamente na cidade. Mas, se a gente sentir esse aumento, vamos ter que sentar e mudar algumas coisas em relação ao protocolo. O campeonato começa dia 26 e precisamos ficar de olho no que vai ocorrer", avaliou o especialista. 

No momento, as praças esportivas do estado estão habilitadas a receberem 100% da capacidade de público. Apesar disso, todos os presentes devem ter sido vacinados com as duas doses da vacina contra a covid-19. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES