MENU

BUSCA

Guia do Parazão 2023: saiba como vem o Tapajós para a disputa do Campeonato Paraense; veja

O time santareno foi oitavo colocado no Parazão do ano passado e este ano chega disposto a melhorar a marca, trazendo reforços que vão de executivo de futebol até jogadores e técnico

Luiz Guilherme Ramos

O segundo representante de Santarém no Campeonato Paraense deste ano é o Tapajós. O Boto santareno vem para a sua sétima participação, sendo a melhor delas até aqui em oitavo lugar, nos anos de 2015, 2019 e 2022. A estreia no certame deste ano acontece no próximo dia 24, contra o Cametá, no estádio da Curuzu, em Belém, que será palco dos jogos da equipe, haja vista a impossibilidade de jogar no Colosso do Tapajós, que passa por reformas

VEJA MAIS

Casa nova: Tapajós constrói estádio para usar no Parazão 2024
Local conta com uma estrutura simples, mas com todos os requisitos necessários para receber uma partida de futebol profissional.


Da África para a Amazônia: Tapajós anuncia volante da Nigéria e atacante de Gana para o Parazão 2023
Jogadores de 22 anos ainda buscam experiência profissional no país depois de passagem pela terceira divisão do Paraná


Em Belém, Tapajós fecha parceria com Esmac e estuda mandar jogos do Parazão na Curuzu; veja mais
Informação foi dada pelo presidente do Boto, Sandeclei Monte; segundo ele, clube ainda procura um estádio para mandar as partidas do Parazão

Este ano, o Tapajós entrou na onda das contratações estrangeiras e também montou o seu pacote. Contratou um volante natural da Nigéria e um atacante de Gana. Elvis Ogbe e Dennis Amoako têm 22 anos, moram no Brasil há três anos e estavam disputando a terceira divisão do Campeonato Paranaense pelo Rolândia. E o ganês Amoako ficou empatado com outros três jogadores na artilharia da competição ao marcar 7 gols em 12 jogos - média de 0,6 por partida.

Tapajós

  • Presidente: Sandeclei Monte
  • Mascote: Boto
  • Técnico: Arthur Bernades

Para dar conta da empreitada, a diretoria do clube contratou um novo gerente executivo de futebol e o técnico Arthur Bernardes, de 69 anos. Nome bastante conhecido no futebol, ele tem passagens por clubes brasileiros e no exterior, como Portugal, Arábia Saudita, Tailândia e Coréia do Sul. No Brasil Arthur acumula experiências pelo Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Athletico-PR e Fortaleza.

Às vésperas da estreia no Parazão 2023, o Tapajós anunciou uma parceria importante para fortalecer o elenco, que entra em campo no próximo dia 21 de janeiro, contra a equipe do Cametá. Todo trabalho de pré-temporada, incluindo parte médica, exames clínicos, fisioterapia, parte muscular e transporte será oferecido pela Esmac, a nova parceira e patrocinadora do Boto. 

"Eu creio que vamos fazer um grande trabalho, apresentar um projeto realmente diferenciado. Com muita persistência e fé em Deus, vamos superar todas as dificuldades. Queremos marcar a história do clube", disse o capitão do elenco. 

  • Folha Salarial estimada: Não divulgado
  • Mando de campo: Curuzu
  • Capacidade:  16 mil

As partidas do Boto no Parazão deste ano serão mandadas no estádio da Curuzu, em Belém. O acordo costurado com a diretoria bicolor visa utilizar a estrutura apenas durante esta temporada. De acordo com o presidente da agremiação, Sandicley Monte, o Boto está construindo um estádio novo, em Santarém, com previsão de entrega para o próximo ano.

De acordo com o dirigente, o novo estádio está sendo construído no meio da floresta. O local conta com uma estrutura simples, mas com todos os requisitos necessários para receber uma partida de futebol profissional (bancos de reservas, vestiários e drenagem no gramado). O próximo objetivo, segundo o presidente, é construir arquibancadas no local. 

  • Principais jogadores: Paulo Rafael, Jackinha, Djalma, Thiago Mandi, Igor Balotelli
  • Time base: Paulo Rafael; Rene Costa,  Ryan, Douglas, Jackinha; Djalma, Elvis Ogbe, Thiago Mandi, Douglas Lima; Igor Balotelli e Magno Allan. 
  • Elenco: Goleiro (Paulo Rafael, Conrado e Gabriel) Zagueiros (Wellington, Ryan, Douglas) Lateral (Rene Costa, Berg, Raphael Sabella, Jackinha) Volante (Angelo Renan, Tauã Felipe, Djalma) Meias (Elvis Ogbe, Adauto, Felipe Rocha, Thiago Mandi e Douglas Lima) Atacantes (Dennis Amoako, Wanderson, Neverton, Hudson Dias, Lucas Cipoal, Igor Balotelli e Magno Allan)
Futebol