Tuna é o único paraense a passar da 1ª fase da Série D desde seu novo formato
Três times paraenses disputaram a competição desde 2022, quando a Série D passou a contar com 64 clubes, divididos em oito grupos com oito equipes cada. Apenas a Tuna conseguiu se classificar para a segunda fase, em 2023
A Tuna Luso garantiu no último fim de semana a classificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. O feito coloca o time cruzmaltino entre os 32 clubes que seguem vivos na briga pelo acesso à Série C, enfrentando o MAC-MA na próxima fase. Mas afinal, o que diz o retrospecto recente das equipes paraenses no torneio? Avançar de fase é regra ou exceção?
VEJA MAIS
Desde 2022, a Série D passou a contar com 64 clubes, divididos em oito grupos com oito equipes cada. Ao final da primeira fase, os quatro melhores de cada grupo seguem para o mata-mata. O novo formato garantiu mais jogos — ao todo, 14 na fase de grupos — e aumentou o desafio para quem busca uma vaga na terceira divisão.
Campanha cruzmaltina em 2025
Neste ano, a Tuna caiu no Grupo A2, ao lado dos tempos do Acre, Amazonas, Amapá e Roraima. A equipe paraense fez boa campanha e confirmou a vaga com uma rodada de antecedência, algo que não acontecia com representantes do estado desde 2022. O tempo agora se prepara para o primeiro duelo contra o MAC pela fase eliminatória, onde cada confronto será disputado em jogos de ida e volta.
O histórico paraense desde a mudança de formato
Para entender o peso da classificação da Tuna, O Liberal fez um levantamento dos clubes paraenses nas últimas três edições da Série D, já sob o novo regulamento. Confira:
2022
- Castanhal e Tuna representaram o Pará no Grupo B.
- Ambos foram eliminados ainda na fase de grupos. A Tuna ficou em 7º, com 13 pontos; o Castanhal ficou em 6º, com 17.
2023
- Águia de Marabá e Tuna participaram da competição no Grupo A.
- A Tuna ficou em segundo e se classificou com 28 pontos, enquanto a Águia de Marabá ficou em terceiro, sendo eliminada com 24 pontos.
2024
- Apenas a Águia de Marabá disputou uma competição, no Grupo B
- Ficou em último no grupo, com oito derrotas e apenas 14 pontos
Ou seja, em três edições completas com o novo formato, apenas em 2023 um representante do Pará conseguiu avançar, sendo justamente a Tuna Luso. Em 2022 e 2024, todos os clubes paraenses permaneceram pelo caminho ainda na primeira fase.
Estatisticamente, não é tão comum
O levantamento mostra que, de um total de três equipes paraenses que disputaram a Série D entre 2022 e 2024, apenas conseguiram chegar ao mata-mata — um aproveitamento de 33%. Com a classificação da Tuna em 2025, esse índice sobe para 40%, considerando quatro participações.