MENU

BUSCA

Copa do Mundo 2022: nos pênaltis, Argentina vence França e é tricampeã mundial

Com show de Messi e Mbappé no tempo regulamentar, partida termina empatada em 3 a 3, mas 'hermanos' superam franceses nas penalidades

Pedro Cruz

A Argentina venceu a França nos pênaltis por 4 a 2 e foi campeã da Copa do Mundo 2022 depois do empate em 3 a 3 no tempo regulamentar. Os gols foram marcados por Messi (2x) e Di María - Mbappé descontou três vezes para os franceses. A decisão do Mundial foi disputada neste domingo (18) no Estádio Lusail, no Catar. Assim, os “Albicelestes” se tornaram tricampeões mundiais, repetindo os feitos de 1978, na própria Argentina, e 1986, no México.

• Baixe o pôster original de O Liberal sobre Lionel Messi

 

 

VEJA MAIS

Veja a galeria de fotos do jogo entre Argentina e França

Atrás no placar, a França não conseguia sair para o jogo. O time europeu se viu completamente envolvido pelos argentinos. Em rápido contra-ataque aos 35, Messi abriu Mac Allister na direita, que cruzou na medida para Di María, livre, ampliar: 2 a 0. O primeiro tempo terminou sem finalizações a gol da França.

Retomada dos Bleus

O time celeste ainda entrou melhor no segundo tempo, mas o domínio não era mais absoluto. Os franceses foram ganhando corpo, mesmo com dificuldades de forçar defesas a Emiliano Martínez. A saída de Di María do jogo, substituído por Acuña aos 18, colaborou para a remontada francesa, que melhorou o desempenho pelos lados do campo. 

Nem dois minutos depois, outra grande jogada do craque francês, que mandou uma bomba da entrada da área, sem chances para o goleiro Martínez: 2 a 2. A reta final da segunda etapa foi emocionante, mas o duelo seguiu empatado e foi para a prorrogação.

Tempo extra

Tudo mudou na prorrogação. Até houve equilíbrio quanto à posse de bola, mas a França era muito mais perigosa: pressionavam a saída de bola, sufocavam os argentinos, que, quando tinham a bola, mal conseguiam passar do meio de campo. Mas tudo quase mudou quando Lautaro invadiu a área no último lance do primeiro tempo extra. O chute, porém, foi para fora.

Messi entra para a história

Faltando dez minutos para o fim da prorrogação, Messi mais uma vez mostrou porque é craque. Lautaro chutou forte, Lloris rebateu e o camisa 10 aproveitou sobra de bola na área para recolocar a Argentina na frente: 3 a 2. O gol foi o 13º de Lionel Messi em Copas do Mundo, superando a marca de Pelé, que tem 12. Klose (16), Ronaldo Fenômeno (15) e Gerd Müller (14) ainda têm mais que o ídolo celeste.

Mbappé gigante

Se Lionel superou Pelé, Mbappé terminou a Copa pela segunda vez como artilheiro. Foram 8 gols só na edição do Catar, além de ser o primeiro jogador na história a marcar três gols em uma final de Mundial.

Copa do Mundo