Estádio do Mangueirão ganha iluminação lilás pelos 19 anos da Lei Maria da Penha; veja as fotos
Iluminação em LED faz alusão à campanha Agosto Lilás, que reforça o combate à violência contra a mulher
Quem passou pelos arredores do Estádio do Mangueirão, em Belém, nesta quinta-feira (7/8), se deparou com uma iluminação especial na cor lilás. A ação marca os 19 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e reforça a campanha do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.
A iluminação faz parte do sistema cênico em LED instalado durante a reforma do estádio, que permite exibir até 16 mil variações de cores, por meio de 625 pontos de luz distribuídos pelas áreas internas e externas do estádio. Geralmente utilizado para homenagear as cores do Clube do Remo e Paysandu Sport Club, o sistema desta vez serviu para chamar atenção para uma causa social urgente. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), ficará até a madrugada desta sexta-feira (8/8).
VEJA MAIS
19 anos da Lei Maria da Penha
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha é considerada uma das legislações mais avançadas do mundo no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A norma estabelece medidas protetivas, cria mecanismos de denúncia e assegura o acesso das vítimas a uma rede de proteção e acolhimento.
A lei recebeu esse nome em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que sobreviveu a duas tentativas de feminicídio por parte do então marido e lutou por justiça por quase duas décadas. Seu caso se tornou símbolo da resistência e da luta pelos direitos das mulheres no Brasil.
O que é o Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás é uma mobilização nacional que busca informar, conscientizar e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva no combate à violência contra as mulheres.
Por meio de ações, o objetivo é ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela legislação, os canais de denúncia, como o Disque 180, e os serviços especializados disponíveis em todo o país.
Palavras-chave