Veja os prazos determinados pela Justiça Eleitoral para os últimos 30 dias antes das eleições

Candidatos precisam se atentar aos prazos para não terem prejuízos nas campanhas eleitorais

Emilly Melo
fonte

A cerca de um mês para as eleições municipais, marcadas para 6 de outubro, o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui um cronograma com datas e prazos importantes que devem ser observados para garantir que a disputa eleitoral ocorra sem prejuízos a nenhum candidato. Esta reta final costuma ser decisiva para a divulgação das propostas e conquista do eleitorado.

Para o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutor em ciências políticas Edir Veiga, durante o mês de setembro, a maior parte dos eleitores ainda não definiu o seu voto. “A partir do dia 15 de setembro em diante, o eleitor, seja do centro da cidade, periferia, os trabalhadores do cotidiano, vão se sentar para tomar a decisão, vão olhar com mais atenção a propaganda eleitoral no rádio de televisão”, avalia o professor.

Nesta sexta-feira (6), a exatos 30 dias antes do 1º turno, é o último dia para a direção dos partidos e federações preencherem as vagas remanescentes de candidaturas para o cargo de vereador. Essa também é a data limite para o TSE convocar as entidades fiscalizadoras para a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas, que deve ocorrer em 16 de setembro.

Entre os dias 9 e 13 de setembro, os candidatos deverão enviar para a Justiça Eleitoral a prestação parcial das contas das campanhas, informando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até 8 deste mês. As informações enviadas serão divulgadas na internet no dia 15 de setembro, com indicação dos nomes dos doadores e os respectivos valores doados.

Até 20 dias antes do pleito, no dia 16 de setembro, todos os pedidos de registro de candidatura, inclusive os impugnados, devem estar julgados e com as decisões publicadas. No dia 16, também termina o prazo para a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica expedir ofício aos partidos políticos para informar o horário e o local onde será realizada a escolha ou o sorteio das seções cujas urnas serão auditadas no primeiro turno, e também os tribunais regionais eleitorais informarem os locais onde serão realizadas as auditorias de funcionamento das urnas.

A partir de 21 de setembro, os candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito, enquanto que para os eleitores essa regra passa a valer a partir de 1º de outubro.

A 10 dias antes do 1º turno, em 26 de setembro, os TRE’s iniciam as ações de esclarecimento para a população sobre o que é necessário para votar. A partir do dia 3 de outubro, os candidatos não terão mais a divulgação gratuita da propaganda eleitoral no rádio e na televisão relativos ao primeiro turno. Esse será também o último dia para comícios e uso de sonorização fixa. No dia posterior, 4 de outubro, é o último dia para divulgação paga de material eleitoral, seja na imprensa escrita ou na internet.

A distribuição de material gráfico, realização de caminhadas, carreatas ou passeatas, só poderá ser feita até às 22h do dia 5 de outubro. No dia seguinte após as eleições, decorridas 24h após o encerramento da votação, os candidatos participantes do segundo turno poderão retomar com as campanhas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eua x brasil

Após tarifaço, volta a viralizar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre sanções dos EUA a Moraes

No vídeo, parlamentar fala que tem levado "a realidade dos fatos" às autoridades americanas

2

resposta

Bolsonaro diz que recebeu 'com muita alegria’ nota de Donald Trump

Trump descreveu Bolsonaro como um "líder forte, que realmente amava seu País"

3

Política

Parlamentares estaduais denunciam serviço irregular de guincho em Belém

Denúncia aponta ilegalidade na prestação do serviço por ausência de licitação pública para contratação da empresa de propriedade de familiares do chefe de gabinete do prefeito Igor Normando

4

Carreira pública

Em Belém, prefeitura convoca servidores aprovados em concurso público

Foram chamados arquitetos, assistentes sociais, contadores e engenheiros civis