CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Trabalhar nas eleições? Veja os pré-requisitos para ser mesário

Em 2024, o Pará vai precisar de aproximadamente 96.021 mesários atuando nas eleições municipais.

Bruna Lima

A Justiça Eleitoral busca contar com o apoio de cidadãos conscientes de suas atribuições e comprometidos com a atividade a ser desempenhada, garantindo, dessa forma, transparência no processo eleitoral. Em 2024, o Pará vai precisar de aproximadamente 96.021 mesários atuando nas eleições municipais. Este é o número estimado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que aponta um crescimento de ao menos 5% no número de voluntários, o que significa 4.572 novos mesários. Todo eleitor maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral pode se voluntariar.

As eleições são de interesse de toda a sociedade e o trabalho dos mesários garante que a vontade do eleitor seja respeitada e a democracia fortalecida.

VEJA OS REQUISITOS

  • 1º Acesse o formulário ou
  • 2º Inscreva-se pelo aplicativo e-Título*, acessando o menu "Mais opções"

(O e-Título pode ser baixado diretamente das lojas Android e Apple)

  • Quem não pode ser mesário?

Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o parceiro;

Os membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva;

As autoridades e agentes policiais;

Os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;

Os servidores da Justiça Eleitoral.

  • Eu queria ser Mesário e trabalhar nas eleições. O que devo fazer?

A inscrição pode ser feita por meio do link ou pessoalmente, em seu cartório eleitoral. Para mais informações, entre em contato com seu cartório eleitoral.

  • Recebi a convocação da Justiça Eleitoral: o que fazer?

Confirme aqui o recebimento da notificação ou entre em contato com sua zona eleitoral.

  • Vou ser remunerado pelo trabalho como Mesário?

Não. O serviço prestado não é remunerado. O mesário receberá um auxílio-alimentação e terá direito a 2 dias de folga em seu trabalho (público ou privado) para cada dia trabalhado nas eleições. Terá também 2 (dois) dias de folga para cada dia de treinamento e, ainda, preferência no desempate em alguns concursos públicos.

  • Fui convocado para Mesário. Posso fazer propaganda do meu candidato através de camiseta ou qualquer outro meio?

Não. Os integrantes da Mesa Receptora de Votos não poderão fazer qualquer tipo de propaganda durante a votação.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

NOMEAÇÃO

Acadêmica de Odontologia é nomeada secretária adjunta de Cultura de Belém e viraliza nas redes

Nomeação feita em janeiro gera controvérsia nas redes nesta terça-feira (9); critérios técnicos e salário entram no debate

2

BRASIL

Justiça manda prender jornalista perseguido por Carla Zambelli

Luan Araújo foi perseguido por Zambelli com uma arma em mãos em São Paulo na véspera da eleição de 2022

3

educação

Senado aprova projeto que cria mais uma universidade pública federal no Pará; saiba mais

Proposta foi apreciada na manhã desta terça-feira (9)

4

Plano de Fiscalização

TCE-PA abre consulta pública do PAF Cidadão 2027; veja como participar

Na pesquisa, os participantes podem escolher até três temas considerados prioritários dentro de sete áreas de atuação, entre elas saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente