Prefeito eleito de Bonito, no Pará, é condenado por importunar adolescente de 15 anos

O crime teria ocorrido em julho do ano passado. Segundo o TRE-PA, ele será diplomado normalmente.

Elisa Vaz

O prefeito eleito de Bonito, no nordeste paraense, Alex Silva, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) a um ano de prisão por importunação sexual contra uma adolescente de 15 anos, crime que teria ocorrido em julho do ano passado. Segundo imagens do processo divulgadas pelo portal Estado do Pará, Alex poderá responder em liberdade por nunca ter tido a prisão provisória decretada.

De acordo com o TJPA, em nota à reportagem, o processo cujo réu é Alex Silva encontra-se em segredo e somente as partes têm acesso. “Houve decisão de primeiro grau, que não conta com o trânsito em julgado e não tem relação do mandato eleitoral”, informou o órgão.

VEJA MAIS

image Governo do Pará recebe prefeitos eleitos e reeleitos para qualificação antes do novo mandato
Foram feitas palestras sobre os desafios a serem enfrentados, promovendo troca de experiências e esclarecimentos para uma gestão qualificada

image Eleições 2024: veja quando será a posse de prefeitos e vereadores eleitos
A data da diplomação e posse é definida conforme o calendário eleitoral de cada município, segundo informações do Tribunal Eleitoral do Pará (TRE-PA)

Já o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) disse que, mesmo condenado, o prefeito eleito será diplomado normalmente no ano que vem. “A Justiça Eleitoral só pode se pronunciar se for ajuizada uma ação que solicite a retirada do mandato”, detalhou.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) respondeu à reportagem ao Grupo Liberal que não pode dar mais informações sobre o caso devido a modalidade de segredo de justiça. "A Promotora de Justiça de Bonito, Melina Barbosa, informa que o referido processo corre em segredo de justiça, por ser a vítima adolescente. Por esse motivo não será possível fornecer informações sobre o caso", pontua.

O parecer foi reforçado pela promotoria de justiça da comarca do município de Bonito. "Em razão do segredo de justiça, os autos permanecem sob sigilo, conforme previsto na legislação vigente", explica. O cuidado se dá, segundo a nota da promotoria, "em razão de envolver vítima adolescente".

A reportagem tentou contato com o político, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações dos envolvidos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

CONDENAÇÃO

Por que Fernando Collor teve a prisão determinada pelo STF? Entenda o motivo da decisão

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta quinta-feira (24) a prisão imediata do ex-presidente, condenado por corrupção em esquema investigado pela Lava Jato

4

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.