Ítalo Abati promete extinguir precariedade ambiental em Belém

O candidato defende ampliar mercado para investir em melhores mecanismos sustentáveis

Maycon Marte
fonte

O candidato à prefeitura de Belém pelo partido Novo, Ítalo Abati, apresentou seu projeto de gestão para a cidade, na manhã desta quarta-feira (18/9), em entrevista à TV Liberal. Ele planeja extinguir a precariedade ambiental na cidade combatendo processos defasados, como a coleta seletiva de lixo, mas afirma que isso só será possível com a abertura de mercado. Segundo ele, o orçamento que torna seu plano possível também virá das iniciativas para impulsionar o mercado local.

Abati destaca que a cidade de Belém não é ecológica e critica o modelo atual de relacionamento com os recursos disponíveis. Ele enfatiza o mau uso dos rios e o não reaproveitamento de recursos como a água da chuva, por exemplo. Também defende o potencial econômico de investir em mecanismos mais sustentáveis.

“O destaque orçamentário estadual e federal que chegam ao município já são trilhados dentro de gavetas, são contingenciados para determinados fins, por isso que um dos pilares do projeto capital é tornar a nossa cidade um arrecadador em nível de captação de recursos”, explica. Para ampliar a captação de recursos, defende a promoção do que nomeia como “Fab Labs”, centros de formação e incubadoras de produtos a partir de comunidades ribeirinhas e periféricas. Com a comercialização dos produtos decorrentes dessa atividade, o candidato espera impulsionar o comércio e o turismo, aumentando consequentemente a receita da cidade.

Questionado sobre a atuação das parcerias público privadas no segmento de coleta seletiva, ele defende que a discussão precisa estar no início do processo, ao invés de focar apenas na destinação final. “Nós estabelecemos um fetiche com coleta seletiva, a gente fala de um processo finalístico sem entender o processo inicial. Antes de discutir a coleta seletiva, temos que falar da destinação dos resíduos, e antes disso temos que entender como funciona o tratamento desses resíduos”, afirma.

VEJA MAIS

image Ítalo Abati planeja equilibrar contas públicas em Belém e reformular secretarias
O candidato do Novo foi o segundo entrevistado a apresentar suas propostas em entrevista ao Grupo Liberal, nesta quarta-feira (28/8)

image Ítalo Abati (Novo) pretende adotar eixos econômico, ecológico e humanitário em Belém
O candidato a prefeito de Belém foi entrevistado nesta semana pelo Grupo Liberal e pontuou as principais propostas de seu plano de governo

O candidato também aponta como possíveis soluções apresentadas no seu projeto, mecanismos como as cidades esponjas, projetos de adensamento de asfalto e calçadas, jardins de chuvas e os parques lineares para reter água da chuva, evitar alagamentos e reutilizar a água captada. Ele também critica o modelo de PPP utilizado em Belém, que descreve como “uma abertura para poucas pessoas”, o que, segundo ele, limita as possibilidades do mercado local.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país