Eleições 2024: votação começa sem grandes problemas no Pará, avalia presidente do TRE

Também na manhã deste domingo (6), foi realizado o teste de integridade das urnas eletrônicas, no Mangueirinho, em Belém

O Liberal
fonte

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, ressaltou, neste domingo (7), quando é realizada as Eleições Municipais, a preocupação com a segurança e a lisura do processo eleitoral nos 144 municípios do estado, que segue de forma regular. Também na manhã deste domingo (6), foi realizado o teste de integridade das urnas eletrônicas, no Mangueirinho, em Belém, onde urnas de municípios mais distantes foram trazidas para verificar sua autenticidade. 

Apesar de o processo estar ocorrendo de forma regular, o desembargador mencionou pequenos problemas técnicos com urnas eletrônicas em alguns municípios do Pará. Segundo ele, algumas urnas não ligaram inicialmente, o que se deveu a tentativas de ativá-las antes do horário oficial de início da votação, às 8h. De um total de 144 municípios, apenas entre cinco e dez urnas apresentaram problemas técnicos, o que é considerado um número reduzido. “O início está sendo bastante tranquilo, sem nenhuma reclamação significativa de ordem eleitoral”, observa Leonam.

O teste de integridade, que pode ser acompanhado por qualquer pessoa, começou às 8h e segue até às 17h, no Mangueirinho. E, também, no Colégio Equipe Cristal, que fica na rodovia Desembargador Paulo Frota, no bairro do Benguí. “Estamos promovendo o teste de integridade das urnas, onde foram escolhidas urnas de municípios que dependem de até quatro horas de viagem”, relata. "Trouxemos essas urnas, tiramos a zerésima. Estamos fazendo uma votação [simulada] para provar que tudo está funcionando corretamente”, destaca o presidente do TRE.

No ginásio, serão auditadas 25 urnas eletrônicas sem o cadastro biométrico. Já o teste com cadastro biométrico vai ser realizado em dois aparelhos na escola Equipe Cristal. Totalizando assim as 27 urnas eletrônicas sorteadas para o Teste de Integridade que tem o objetivo de comprovar se os votos nas urnas eletrônicas, de fato, correspondem aos votos dos eleitores. 

Segurança

O foco, durante o pleito, ainda de acordo com o presidente do TRE, é garantir que as eleitoras e os eleitores possam exercer o voto de forma livre e consciente, em um pleito tranquilo e seguro. “Nossa principal preocupação é com a segurança, após defender o voto consciente e livre das eleitoras e dos eleitores. Nossa meta é que o pleito possa transcorrer com absoluta tranquilidade”, afirma o desembargador. 

Além disso, o desembargador destacou que o TRE-PA está em contato direto com juízes eleitorais, membros do Ministério Público e servidores, para monitorar e responder a eventuais ocorrências durante todo o período eleitoral.

Fiscalização 

Outro ponto destacado pelo presidente do TRE foi o trabalho de fiscalização, especialmente quanto à propaganda eleitoral irregular durante o pleito em todo o Pará. “Os juízes estão nas ruas em todos os municípios, a fiscalização está sendo muito eficiente. Estamos vendo as fiscalizações que não”, garantiu o desembargador.

Resultado

A expectativa do TRE-PA é que os resultados das eleições sejam divulgados rapidamente após o encerramento da votação, às 17h. “Depois, é feita a transmissão para o Tribunal Superior Eleitoral de todos os dados com os resultados. Estamos trabalhando para que até as 18h já tenhamos o resultado, pode chegar um pouco a mais. Às vezes, tem quedas de internet, que podem causar pequenos atrasos”, observa o desembargador.

Leonam ainda reforça a confiança no sistema eleitoral brasileiro, destacando que não há registros de fraudes nas urnas eletrônicas desde que foram implantadas há 25 anos. “As urnas não têm contato com Wi-Fi. Não tem como chegar até às urnas de maneira externa. Se houvesse qualquer irregularidade, seríamos os primeiros a denunciar”, afirmou. Segundo ele, a auditoria das urnas garante a transparência e a segurança do processo, sendo uma prova de que o sistema é confiável.

Transparência

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), corregedor e desembargador José Maria do Rosário, destacou o sucesso da organização e condução do processo eleitoral. Ele elogiou o trabalho da equipe eleitoral, servidores, técnicos, terceirizados e parceiros, que colaboraram para o êxito do evento. 

Ele também ressaltou a importância das auditorias realizadas durante o processo eleitoral, afirmando que são fundamentais para garantir o sucesso das eleições e que a transparência é um aspecto essencial desse trabalho. “Transparência é fundamental", complementou. 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.

4

POLÍTICA

Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa destaca o desenvolvimento sustentável do município

Em entrevista ao Grupo Liberal, Ogawa declarou que Barcarena se consolida como um dos principais corredores logísticos do Estado e do país