Eleições 2024: não votou no 2º turno? Veja como justificar

Existem diferentes justificações de falta para cada turno, entenda

O Liberal
fonte

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que os eleitores que faltarem à votação do 2º turno destas eleições, devem justificar a ausência até o dia 7 de janeiro do próximo ano. A data muda de acordo com o turno. Os que se ausentaram no primeiro turno, devem regularizar sua situação com a justiça eleitoral até o prazo limite de 5 de dezembro deste ano. Com informações da CNN.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 17 anos em todo o país. Considerando os que não podem ou não conseguem comparecer em dia de votação, a justiça prevê a possibilidade de justificativa.

Para justificar, o cidadão pode realizar sua justificativa de ausência através do e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral (disponível em dispositivos Android ou iOS). Também é possível comparecer nos pontos físicos dos tribunais regionais eleitorais no dia do pleito. No caso da justificativa feita pelo aplicativo, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a razão pela qual não pôde votar. A justificativa será direcionada a um juiz eleitoral.

VEJA MAIS

image Eleições 2024: como justificar o voto? Veja o passo a passo de como fazer
Se o eleitor estiver fora de seu domicílio eleitoral e não puder votar nas Eleições Municipais 2024 poderá justificar a ausência no dia da votação e em até 60 dias após o domingo de eleição

image Eleições 2024: TSE verifica sistemas para segundo turno
Ação ressalta transparência e a confiabilidade do sistema de votação

É preciso ainda ter em mãos algum documento de identidade oficial com foto para o preenchimento do formulário de justificativa. O número do título eleitoral também é necessário. Os formulários estão disponíveis nos cartórios eleitorais, nos locais de votação e nas páginas do TSE e TREs na internet.

O eleitor que não justificar sua ausência precisa pagar uma multa estipulada pelo TSE. Se o cidadão faltar nos dois turnos, ele deverá pagar R$ 3,51 de multa para cada falta.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

Greve dos caminhoneiros

Líder dos caminhoneiros protocola aviso de paralisação na Presidência da República

Sebastião Coelho, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), convocou apoiadores para uma paralisação em defesa da anistia

2

crise

Flávio visita Bolsonaro e diz ter pedido desculpas a Michelle por embate sobre aliança no Ceará

A crise entre os filhos de Bolsonaro e Michelle se tornou pública após a ex-primeira-dama criticar a articulação do PL no Ceará com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) para a disputa ao Senado

3

política

Termo 'eu tenho um preço' usado por Flávio Bolsonaro escancara chantagem, diz Lindbergh Farias

Lindbergh voltou a fazer um apelo contra a anistia aos condenados por atos golpistas

4

POLÍTICA

PT vê ofensiva para sabotar governo, critica Tarcísio e quer criação de Ministério da Segurança

O PT menciona como as atribuições de Lula vêm sendo pouco a pouco desidratadas