Eleições 2024: calmaria marca início de votação em Castanhal

Apesar das filas, os eleitores relatam agilidade e rapidez nos locais onde ocorrem as votações

O Liberal
fonte

O início da votação na cidade de Castanhal, nordeste do Pará, foi tranquila na manhã deste domingo (06/10), durante o primeiro turno das Eleições 2024. Diversas pessoas chegaram cedo aos locais de votação e formaram grandes filas, porém o atendimento nas salas era rápido e com agilidade. Além disso, diferente de diversas outras cidades do Pará, grande parte das ruas não estavam com sujeira de ‘santinhos’ de candidatos, prática considerada crime eleitoral.

Na escola José João, no bairro da Cohab, um dos pontos onde era possível votar, as pessoas aguardavam para ter acesso às salas. A movimentação era intensa, mas não havia reclamações. “Cheguei mais de 8h aqui na escola, foi super tranquilo o local de votação. Como são só dois candidatos, então está muito ágil. As prioridades estavam sendo atendidas e quem chegava não demorava na fila. Tá super rápido”, disse o eleitor Marcelo Filho.

image Eleitor comentando sobre a agilidade durante a votação (Foto: Patrícia Baia / Especial)

Castanhal é o 5º maior colégio eleitoral do Pará, com um total de 120 mil eleitores aptos a votar. O município corresponde a 40° e a 50° seções eleitorais, assim como os Santa Maria do Pará, Inhangapí e São Domingos

image Eleitora Graziele Gabriel comentando sobre a sujeira no local de votação (Foto: Patrícia Bahia / Especial)

Apesar de muitas pessoas respeitarem a determinação não jogar os santinhos próximos aos locais de votação, em outros bairros de Castanhal, algumas instituições estavam com vários papeis espalhados pelo chão. Na frente da escola municipal Graziele Gabriel, no bairro do Milagre, a dona de casa Maria Isabel Nunes, de 58 anos, comentou sobre a preocupação para a questão da demora que irá ocorrer até retirarem tudo.

“Aqui não é lixeira para fazerem isso. Depois quem vai limpar. Não é proibido?! Como ninguém vê jogarem isso aqui?“, disse.

Filas

A Câmara Municipal de Castanhal, no bairro de Nova Olinda, é uma das instituições com o maior número de eleitores aptos para votar. No local, centenas de pessoas aguardavam para realizar a votação e informaram sobre a demora nas filas e também dentro das salas onde estão as urnas eletrônicas. O local foi um dos poucos em que os eleitores reclamaram sobre o tempo em que ficaram esperando para conseguires exercer o voto. Alguns eleitores disseram que chegaram antes de abrirem os portões, mas já se depararam com o aglomerado de gente.

Votação castanhal

Com informações de Patrícia Baia, direto de Castanhal

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eleições 2026

Bolsonaro diz que população não quer outro nome da direita como candidato que não seja ele

Para ex-presidente, eleições sem a sua presença são uma "negação à democracia"

2

item

Com Bolsonaro na UTI, filhos do ex-presidente vão sortear entrega de capacete de grafeno

Bolsonaro permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por uma cirurgia no intestino no último dia 13

3

CONDENAÇÃO

Por que Fernando Collor teve a prisão determinada pelo STF? Entenda o motivo da decisão

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta quinta-feira (24) a prisão imediata do ex-presidente, condenado por corrupção em esquema investigado pela Lava Jato

4

HABITAÇÃO

Belém será contemplada com moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua

Medida inédita garante 3% das unidades do programa para esse público; capital paraense está entre as 38 cidades beneficiadas.