CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Confira como denunciar crimes eleitorais e atos de campanha proibidos

De acordo com a Justiça Eleitoral, no dia da votação, os juízes eleitorais e os presidentes de seção exercem poder de polícia

Redação Integrada com informações da Agência Brasil

A partir das 7h deste domingo (15) estão proibidos os atos de divulgação o qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. Até o final do pleito também não são permitidas aglomerações de pessoas portando vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda, manifestação coletiva e/ou ruidosa, também abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento e distribuição de camisetas.

São proibidos, ainda, uso de alto-falantes, amplificadores de som, comícios, carreatas e o uso de qualquer veículo com jingles, boca de urna, distribuição de e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdo na internet.

Leia mais: Sujeira nas ruas marca início da votação em Belém; veja as fotos

Com todos esses impedimentos, os eleitores podem denunciar as irregularidades e crimes eleitorais pelo aplicativo Pardal (disponível para Android e iOS), criado pela Justiça Eleitoral, ou encaminhar o registro diretamente ao Ministério Público.

De acordo com a Justiça Eleitoral, no dia da votação, os juízes eleitorais e os presidentes de seção exercem poder de polícia, podendo tomar as providências necessárias para cessar qualquer irregularidade e inibir práticas ilegais dos candidatos e dos eleitores.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Tarcísio celebra prisão de Maduro e manda indireta para Lula

O governador de São Paulo afirmou que a Venezuela 'venceu a esquerda' e que o Brasil também vencerá em 2026

2

CRISE

'Um erro não justifica o outro', diz Helder sobre ataque contra a Venezuela

O governador do estado do Pará classificou como retrocesso histórico

3

Eleições 2026

Calendário das eleições 2026: veja o que muda e os prazos até a votação

O presidente eleito tomará posse em 5 de janeiro de 2027, enquanto os governadores assumem no dia 6

4

Política

Ato em Belém repudia ataque à Venezuela e denuncia ofensiva imperialista na América Latina

Trabalhadores, ativistas e estudantes defenderam a soberania venezuelana