Com agendamento online e horário especial, eleitores buscam TRE para regularização do título

Faltando menos de um mês para o fechamento do cadastro eleitoral, no Pará, Justiça Eleitoral ampliou o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais

Gabi Gutierrez
fonte

Faltando menos de um mês para o fechamento do cadastro eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) está com horário de funcionamento ampliado nos cartórios eleitorais, nas centrais e nos postos de atendimento em todo o estado para atender o grande número de eleitores nesta reta final. O prazo para realizar serviços como emissão do título eleitoral, transferência do local de votação e regularização dos dados cadastrais se encerra no dia 8 de maio. 

Zilomar Pereira, diretor do Núcleo de Atendimento ao Eleitor do TRE-Pará explica que a ampliação do horário de atendimento tem o intuito de incentivar a população a regularizar sua situação eleitoral, com flexibilidade, para que todos consigam ser atendidos. Segundo ele, o Centro de Atendimento ao Eleitor, localizada na travessa Pirajá, em Belém, recebe aproximadamente 300 pessoas por dia.

Por isso, os serviços podem ser agendados, o que, segundo Zilomar, propõe um atendimento mais rápido para os eleitores. “O fluxo responde ao que esperávamos, o eleitor gosta de deixar pra última hora, por isso, a gente busca organizar ainda mais. Todos os serviços podem ser agendados, o que é muito prático. Ou então, basta conferir a documentação certinha, e vir que também será atendido”, disse Zilomar.

No Pará, 809.698 eleitores ainda estão irregulares, com títulos suspensos ou cancelados, conforme dados são do Tribunal Regional Eleitoral. 

image Zilomar Pereira, diretor do Núcleo de Atendimento ao Eleitor (Carmem Helena / O Liberal)

Outro ponto citado por Zilomar é que com a pandemia e o período de afastamento, alguns serviços foram suspensos, como a coleta biométrica. Assim, ele afirma que a flexibilidade de horário busca ‘compensar’ esse tempo. “Tem muito eleitor que precisa atualizar dados, que ainda não tirou seu título e coletar biometria por conta da pandemia. E nós convidamos para vir exatamente porque, durante o afastamento social, os atendimentos foram online e o nosso público não teve o atendimento que precisava e merecia”, completou.

Nicole Freire, de 19 anos, é estudante e cadastrou o título de eleitor em 2021, quando a coleta da biometria estava suspensa, por conta da pandemia de Covid 19. Agora, ela foi até o TRE para regularizar o título. “Fiz o agendamento online, então achei o atendimento bem rápido. Essa é uma boa oportunidade de estar em dia com o título. E pra mim é importante exercer nosso papel como cidadão na sociedade e é através da eleição que a gente consegue”, disse.

image Nicole Freire agendou o serviço de coleta biométrica e conseguiu atendimento rápido (Carmem Helena / O Liberal)

Aumento de novos eleitores

Zilomar diz que a procura por todos os serviços é muito grande, mas atentou para a demanda dos novos eleitores, que tem sido crescente. “Nesse momento muita gente quer fazer transferência, biometria, mas o gente tem que percebe é a quantidade de jovens aparecendo para votar”, explicou.

O barbeiro José Victor Mansos, de 20 anos, é um desses jovens. Ele foi ao núcleo buscando pelo atendimento para emitir seu título de eleitor e explica que, como cidadão, votar é uma responsabilidade grande e disse que quer fazer a diferença através do voto. “Eu quero o melhor para a nossa cidade, para o Brasil, e acho que votando é como posso fazer alguma mudança, por isso vim tirar o título”, contou José. 

image José Victor Mansos procurou o TRE para emitir o título de eleitor (Carmem Helena / O Liberal)

As Eleições municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro, mas o prazo para tirar o primeiro título, transferir local de votação, atualizar ou regularizar a situação eleitoral termina no dia 8 de maio. Após essa data, os serviços ao eleitor ficarão indisponíveis. 

E o diretor do núcleo alerta que não participar das eleições é apenas um dos muitos problemas que estar sem título atualizado acarreta: “O título também garante alguns direitos do cidadão. Além de não poder votar, estar irregular ou não ter o título acarreta uma série de complicações para o cidadão. Por exemplo, ele é impedido de assumir um cargo público, de tirar um passaporte ou até pode perder um benefício por conta da perda do CPF”.

Ainda para ajudar na expansão do atendimento, o Zilomar informou que vai disponibilizar outros locais, como a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), na avenida Augusto Montenegro, a partir do dia 29 de abril, onde serão instalados 80 guichês para atendimento.

Como saber se estou irregular?

É possível consultar sua situação eleitoral através do site do TRE. O órgão afirma que os cartórios eleitorais estão abertos normalmente, de segunda a sexta, no horário de 13h, para quem optar pelo atendimento presencial. Os serviços da Justiça Eleitoral também podem ser feitos de maneira on-line, no site do TRE do Pará, na aba 'Serviços' e, em seguida, 'Atendimento Online'.

Confira os horários de atendimento:

- Desde o dia 1º de março até 12 de abril de 2024, em dias úteis, no horário de 8h às 14h;

- De 15 de abril até o dia 3 de maio, em dias úteis, no horário de 8h às 16h;

- Nos dias 4 e 5 de maio (sábado e domingo) que antecedem ao Fechamento de Cadastro, no horário de 8h às 12h;

- Nos dias 6, 7 e 8 de maio (último dia), no horário de 8h às 17h.

Agendamento Online

O agendamento pode ser feito pelo site oficial do TRE do Pará, no site do órgão, acessando o campo "Serviços", "Atendimento Online" e depois a opção "Agendamento de atendimento".

“O Disque Eleitor, que atende a todo o estado no número 148, segue funcionando em seu horário normal, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8 às 14h. De 15 de abril a 3 de maio, o horário será das 8h às 17h e nos dias 6, 7 e 8 de maio das 8h às 19h”, informou o TRE-PA.

A assistente virtual do TRE do Pará, Bertha, é outra novidade. Ela está disponível no WhatsApp a qualquer momento para tirar as principais dúvidas no número (91) 3346-8000. Para iniciar a conversa, o eleitor precisa salvar o número na agenda de contatos e enviar uma mensagem simples.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Wladimir Costa volta para Americano, após TRE do Pará suspender Habeas Corpus

‘Tamo indo pra cana agora de novo’, disse o ex-deputado em um vídeo

2

mudança

Governador Helder troca titular de Secretaria; saiba qual

Decretos com mudanças foram assinados na sexta-feira e publicados no Diário Oficial desta segunda-feira

3

TRE do Pará suspende Habeas Corpus de Wladimir Costa e ele volta para a prisão

Caso foi julgado na manhã desta terça-feira (14/05) pela Corte do TRE do Pará

4

decisão

Alepa elege ex-deputada Ann Pontes conselheira do TCM Pará

Em votação secreta, ela obteve 34 votos dos 38 deputados estaduais presentes