CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

10 dias para as eleições 2024: saiba o que ocorre de importante até o primeiro turno em 6 de outubro

A partir desta quinta-feira (26) vão faltar dez dias para o primeiro turno das eleições municipais de 2024 e os tribunais regionais eleitorais divulgam datas importantes no calendário eleitoral até o dia da votação.

Jéssica Nascimento
fonte

Quinta, 26 de setembro de 2024 - desta data até 6 de outubro, primeiro turno das eleições, restam 10 dias. Os tribunais regionais eleitorais começam, a partir de hoje (26), a realizar ações para esclarecer a população sobre o que é necessário para votar. Segundo a lei, só o tribunal pode exercer o papel. É proibida a contratação de terceiros para o serviço.

A próxima segunda (30) é o último dia  para o registro, no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), das pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao dia das eleições. Do dia 1º a 8 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. As exceções são flagrante delito e sentença criminal condenatória por crime inafiançável.

O último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão referente ao primeiro turno é o dia 3 de outubro. Além disso, a data marca o último dia para a realização de comícios e uso de aparelhagem, entre 8h e 24h. A exceção fica para o comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 horas.

Também é o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida extensão até às 7h do dia seguinte, 4 de outubro. De 3 a 5 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai poder divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado. Os comunicados vão ter duração de até 10 minutos diários nas emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não. 

Na sexta, 4 de outubro, é o último dia para a circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet, mesmo se a contratação tiver sido realizada antes desse prazo. É permitido às plataformas, que comercializam o impulsionamento, desligar a veiculação de propaganda eleitoral.

O sábado de 5 de outubro marca o último dia para, até as 22h, a distribuição de material gráfico e realização de caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não de carro de som e minitrio. Além disso, também é a data a partir da qual colecionadores, atiradores e caçadores ficam proibidos, em todo o território nacional, de transportar armas e munições.

No domingo, 6 de outubro, ocorre o 1º turno. A votação é para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador mediante voto direto e secreto. Às 8h, horário de Brasília, tem início a votação; às 17h, o encerramento. Após o término, vão ser  divulgados os resultados da votação, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

hospedagem

Presidente Lula está hospedado em barco em Belém

Lula está na capital paraense desde sábado para participar de agendas relacionadas à COP 30

2

ENTENDA

General preso por planejar atentado contra Lula e Moraes pede autorização para fazer o Enem

A inscrição para o exame, de acordo com os advogados, já foi realizada.

3

rEORGANIZAÇÃO

Instituições de Justiça do Pará definem regime especial durante Cúpula do Clima e COP 30

Adaptação nas agendas é necessária para auxiliar realização de grandes eventos que ocorrem no mês de novembro, em Belém

4

decisão

Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula em mais de R$ 33 mil por declarações ofensivas

Os episódios ocorreram entre 2019 e 2020, quando Hang fez publicações e manifestações públicas com frases que, segundo o tribunal, macularam a imagem de Lula