Zerar imposto de importação da carne tem efeito moral, diz Simone Tebet

Para Tebet, a medida leva produtores a aumentar a oferta e reduzir preços para defender posições no mercado doméstico frente à competição estrangeira

Estadão Conteúdo

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que acredita na redução dos preços de muitos alimentos nos próximos 30 dias. Ao ser questionada pela jornalista Miriam Leitão, em entrevista exibida pela GloboNews na noite da quarta-feira, 12, se os alimentos vão ficar mais baratos ou não vão subir tanto quanto no ano passado, a ministra respondeu positivamente, de maneira geral.

VEJA MAIS

image Como o ‘RG do boi’ impacta a Amazônia e a carne que chega ao seu prato
Com a implementação do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos, o Brasil avança na rastreabilidade do gado, em meio a desafios ambientais, econômicos e estruturais.

image 'Desastrosa’, diz membro do setor produtivo do Pará sobre medida de Lula para baratear alimentos
O governo decidiu zerar a alíquota do imposto de importação sobre uma série de alimentos. Segundo a Faepa, a iniciativa é apenas 'mais um discurso demagógico'.

Sobre a redução para zero do imposto de importação de diversos produtos, incluindo a carne, Tebet disse que a medida pode ter efeito "meio que moral", levando produtores a aumentar a oferta e a reduzir preços para defender posições no mercado doméstico frente à competição estrangeira.

"A própria carne, embora falem assim 'nós somos exportadores', há um efeito assim meio que moral. Opa, se está isenta a importação de carne, ao invés de só exportar tanto, vou deixar um pouco mais para o mercado nacional. Com isso, baixo o preço para evitar a concorrência de fora", afirmou a ministra. "Há um conjunto de fatores que vão mostrar que nos próximos 30 dias muitos produtos vão começar a baixar de preço."

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA