Venda de veículos novos cresce 21% no primeiro trimestre de 2023

Na comparação mensal, houve um crescimento de 33,4% em março de 2023, segundo balanço da Fenabrave

O Liberal
fonte

De acordo com um balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de veículos automotores novos teve uma alta de 21% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e março deste ano, foram emplacadas 878.817 unidades, enquanto no ano passado foram 726.272.

No que diz respeito à comparação mensal, houve um crescimento de 33,4% em março de 2023 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, a alta entre fevereiro e março deste ano foi de 48,7%, com 365.012 unidades emplacadas em março e 245.393 em fevereiro. Em março de 2022, o número foi de 273.549.

VEJA MAIS

image Mecânico usa carro de cliente para ir a motel, dá calote e causa acidente
Homem também teria retirado e se desfeito de peças do veículo

image Motoristas serão impedidos de dar partida no carro se tiverem bebido álcool
Novos veículos nos EUA terão tecnologia de detecção de álcool para imobilizar carros

image Adolescentes têm roubo frustrado após não conseguir dirigir carro com câmbio manual
Suspeitos foram indiciados ​​como adultos, com acusações de roubo de carro e conspiração para roubo

O presidente da Fenabrave, Andreta Jr, ressalta que, apesar do aumento percentual, o setor ainda não se recuperou totalmente dos níveis obtidos antes da pandemia em 2019. Ele destaca que a diferença no número de dias úteis em março (23 dias) em comparação com fevereiro (18 dias) e o baixo resultado das vendas do primeiro trimestre do ano passado potencializaram o crescimento.

Cenário é desafiador, diz presidente da Fenabrave

Andreta Jr. ainda menciona que o setor enfrenta um cenário desafiador em 2023, com alto endividamento das famílias, aumento da inadimplência, além do aumento de juros e seletividade de crédito das instituições financeiras, que restringem a demanda do consumidor.

No segmento de automóveis e comerciais leves, foram emplacadas 436.802 unidades no trimestre, uma elevação de 16,6%. Em março, o número de vendas foi de 186.583, um aumento de 38,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 55,7% em relação a fevereiro.

Já no grupo de ônibus e caminhões, foram emplacadas 38.824 unidades, um aumento de 12,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em março, o número foi de 12.326 unidades, com uma elevação de 3,84% em relação ao mesmo mês de 2022 e um aumento de 21,6% em relação a fevereiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA