CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Temos que buscar mais integração e parceria com os EUA, diz Haddad sobre tarifas

Ministro da Fazenda falou sobre a vigência da tarifa de 50% sobre parte da pauta exportadora para os norte-americanos

Estadão Conteúdo
fonte

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira, 31, uma maior integração entre Brasil e Estados Unidos, ao falar da possibilidade de afastamento comercial entre os países com a vigência da tarifa de 50% sobre parte da pauta exportadora para os norte-americanos. A taxa proibitiva inibe o comércio de diferentes setores.

Veja mais

[[(standard.Article) Trump anuncia acordo com a Coreia do Sul, com tarifa de 15% para produtos do país asiático]]

image Tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros começa a valer dia 6 de agosto; veja os itens
Apesar da nova tarifa, o decreto inclui uma extensa lista de exceções, protegendo algumas das principais exportações brasileiras aos Estados Unidos, como aeronaves da Embraer, peças para aviação, suco de laranja, madeira e derivados

"Nós temos que buscar mais integração, mais parceria. Em 2003, o comércio com os Estados Unidos representava 25% das nossas exportações, hoje representa apenas 12%. Em vez de crescer, nós diminuímos. E nós temos que buscar mais integração, não menos. Essa atitude tarifa vai nos afastar, porém nós queremos aproximação", disse o ministro.

Ele reforçou ainda que o governo está "no ponto de partida" da negociação com os EUA sobre pontos comerciais, longe do cenário considerado satisfatório, apesar das exceções ao tarifaço em setores importantes. "Algumas das nossas observações evidentemente foram apreciadas e contempladas, mas nós estamos longe do ponto de chegada", afirmou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA