Sebrae inaugura agência na Ilha do Combu para fomentar bioeconomia e turismo sustentável em Belém
A menos de quatro meses da COP 30, nova unidade do Sebrae no Pará será referência para pequenos empreendedores da região insular da capital paraense.

Com foco na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o Sebrae no Pará abrirá nesta quarta (30/07) às 10h, a primeira agência voltada exclusivamente ao atendimento de empreendedores da região insular de Belém. A nova unidade será instalada na Ilha do Combu e terá como missão fortalecer iniciativas de bioeconomia e turismo sustentável no arquipélago.
Espaço adaptado à realidade local
A chamada “Agência Sebrae Ilhas” foi planejada para respeitar a arquitetura tradicional da região ribeirinha, utilizando madeira reaproveitada, com ventilação cruzada e iluminação natural, reduzindo o consumo de energia elétrica.
Os atendentes da unidade serão moradores das próprias ilhas, o que garante um atendimento mais sensível às particularidades culturais da comunidade.
Além dos serviços básicos como formalização de negócios, consultorias e apoio técnico, o espaço contará com salas para capacitações voltadas a temas como inovação, marketing, atendimento ao cliente e educação ambiental - sempre considerando o potencial turístico local.
VEJA MAIS
Crescimento do empreendedorismo ribeirinho
O Sebrae já atua há anos nas ilhas, e o número de negócios formais na região tem crescido significativamente. Na Ilha do Combu, por exemplo, o total de empreendimentos saltou de três, no ano 2000, para cerca de 70 atualmente.
Com a nova agência, todos os serviços e projetos do Sebrae voltados às comunidades ribeirinhas de Belém estarão concentrados em um único ponto.
Iniciativas como Agentes de Roteiros Turísticos, Turismo de Experiência e a Rota Turística Combu - ainda em construção - serão fortalecidas com a estrutura da nova unidade.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA