CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Receita Federal chama a atenção para fortunas de paraenses guardadas em casa

Declarações indicam que muitos preferem estocar valores a confiar nos bancos

Redação Integrada
fonte

As declarações do Imposto de Renda Pessoa Física indicam que muitas pessoas estão guardando valores em espécie (dinheiro e ouro) em casa. O Pará é o Estado em que o maior montante está estocado fora do sistema bancário. A Receita quer saber a origem desses recursos e, para isso, vai passar a enviar cartas aos contribuintes.

O nome da operação da Receita para contatar contribuintes é MacMônei. Trata-se do rival do Tio Patinhas, personagem da Disney famoso por ter uma grande fortuna guarda dentro de casa.

Segundo a Receita, o montante total estocado em todos o país preocupa, sendo comparável ao dinheiro circulante no sistema bancário. 

No âmbito da 2ª Região fiscal, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, mais de 55.000 pessoas físicas declararam à Receita Federal, em 2020, manter em casa um montante expressivo de dinheiro em espécie ou ouro ativo financeiro. Cerca de 390 informam guardar em casa valores superiores a R$ 1 milhão.

O que surpreende é que esses contribuintes preferem guardar dinheiro em casa, mesmo vivendo em um país com um dos sistemas bancários mais modernos do mundo

E, sem um trabalho da Receita Federal, boa parte das fortunas declaradas pode acabar sendo incorporada ao patrimônio de alguns brasileiros sem que saiba se são recursos resultantes de negócios lícitos e se foram submetidos à tributação, como manda a lei do país.

Para esclarecer esses e outros aspectos fiscais, a Receita Federal, vem desenvolvendo ações que buscam, num primeiro momento, a conferência pelos declarantes dos valores informados, incentivando-os a retificá-los espontaneamente, quando couber. Em um segundo momento, os contribuintes que mantiverem os valores informados em suas declarações poderão ser convidados a comprovar a origem dos recursos declarados mediante a abertura de procedimento fiscal.

Nos próximos dias, contribuintes de toda a região que declararam altos valores de dinheiro em espécie ou ouro em suas declarações começarão a receber as cartas de alerta da Receita Federal. As cartas serão enviadas tanto pelos Correios quanto pela caixa postal digital dos contribuintes, acessível pelo Portal eCAC, no site da Receita.

UF do Declarante 

Valor (Dinheiro/Ouro) - R$ 

Quantidade de Contribuintes 

ACRE 

85.349.555,37 

1.135 

AMAPA 

38.376.616,88 

501 

AMAZONAS 

605.527.466,10 

5.285 

PARÁ

2.044.300.200,46 

25.726 

RONDÔNIA 

1.550.511.083,59 

21.580 

RORAIMA 

64.769.570,08 

1.014 

TOTAL - RF 02 

4.388.834.492,48 

55.241 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA