Projeto Tipitix inaugura unidade de beneficiamento para agricultura familiar em Barcarena
Trabalhadores da agricultura familiar passam a contar com espaço adequado para aumentar a qualidade e agregar valor aos seus produtos

No último dia 8 de outubro, foi inaugurada a unidade de beneficiamento do projeto Tipitix - Empreendedorismo agroalimentar comunitário, no município de Barcarena, nordeste do Pará. Além do novo espaço para o beneficiamento de produtos da agricultura familiar, o Projeto, que começou em março, oferece estratégias de marketing e comercialização, facilitando o acesso dos produtores aos pequenos estabelecimentos comerciais da região, operadores de restaurantes industriais do município e startups de inovação na cadeia agroalimentar. No total, foi investido R$ 1,5 milhão na iniciativa, desenvolvida pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) e a Fundação Mitsui Bussan do Brasil
Com duração de 12 meses, o projeto atenderá, em seu primeiro ano, cerca de 200 produtores familiares de mandioca e derivados, frutas, verduras, hortaliças e diversos outros produtos de mais de 20 comunidades rurais. Na nova unidade inaugurada, esses trabalhadores passam a contar com espaço adequado para aumentar a qualidade e agregar valor aos seus produtos.
Parceiro implementador do projeto Tipitix, o Instituto Peabiru está responsável pela administração inicial da unidade de beneficiamento até que seja fortalecido um grupo local para sua gestão no futuro.
“O Fundo de Sustentabilidade Hydro é um parceiro comprometido com os territórios onde atua, ouvindo das comunidades quais são os desafios e atuando para viabilizar soluções sustentáveis. Por meio desta parceria com a Fundação Mitsui Bussan do Brasil, estamos contribuindo para a geração de valor e criação de novos negócios ligados às cadeias de valor agroalimentares de base comunitária, melhorando sua organização, produção e comercialização. Apostamos no investimento de longo prazo em conhecimento, diálogo e capacitação técnica para impulsionar a diversidade de empreendimentos sustentáveis em Barcarena, um território importante para a Companhia no Brasil”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro.
De acordo com o Presidente da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, Masahiro Mizuhashi, a instituição busca devolver à sociedade brasileira as oportunidades que foram dadas à Mitsui & Co para viabilizar os inúmeros negócios realizado no Brasil há mais de 70 anos, apoiando o desenvolvimento socioeconômico do país. "Para nós, esta parceria com a HSF está totalmente alinhada com o propósito da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, impactando positivamente o desenvolvimento socioeconômico de Barcarena. Acreditamos que a capacitação profissional e o apoio financeiro são essenciais para o desenvolvimento humano dos mais necessitados e estamos muito felizes por poder apoiar esta causa juntamente com o FSH”, declarou.
A vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça, que participou do evento de inauguração, ressaltou que o projeto Tipitix também oferece conhecimentos sobre novas práticas na agricultura familiar do município. “O investimento econômico e a capacitação vão gerar renda e emprego e trazer mais qualidade de vida para o agricultor. É o empreendedorismo que chega para essas pessoas, uma nova forma de fazer agricultura familiar de qualidade”. Ela acrescentou que a parceria público-privada é de extrema importância para a Prefeitura de Barcarena. “Quando trabalhamos de forma conjunta, alcançamos de forma extraordinária o nosso público-alvo. Precisamos estar unidos para que isso possa ser transformador”, afirmou.
Nilson Azevedo, presidente da Cooperativa de Extração e Desenvolvimento Agrícola de Barcarena (CEBAD), local onde funciona a unidade de beneficiamento do Tipitix, corroborou a avaliação da vice-prefeita sobre ações conjuntas para o desenvolvimento das cadeias produtivas locais. “Se formos capazes de unificar as ações, que aproveitem os recursos da iniciativa privada, o esforço da gestão pública e a articulação da sociedade civil, teremos consistência dos projetos. A construção da CEDAB foi oriunda de um projeto social, a partir da articulação de empresa, Prefeitura e Governo do Estado, com um comitê em que a sociedade civil estava representada. Se não fosse essa articulação, a CEDAB não existiria”, destacou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA