Projeto Tipitix inaugura unidade de beneficiamento para agricultura familiar em Barcarena

Trabalhadores da agricultura familiar passam a contar com espaço adequado para aumentar a qualidade e agregar valor aos seus produtos

O Liberal
fonte

No último dia 8 de outubro, foi inaugurada a unidade de beneficiamento do projeto Tipitix - Empreendedorismo agroalimentar comunitário, no município de Barcarena, nordeste do Pará. Além do novo espaço para o beneficiamento de produtos da agricultura familiar, o Projeto, que começou em março, oferece estratégias de marketing e comercialização, facilitando o acesso dos produtores aos pequenos estabelecimentos comerciais da região, operadores de restaurantes industriais do município e startups de inovação na cadeia agroalimentar. No total, foi investido R$ 1,5 milhão na iniciativa, desenvolvida pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) e a Fundação Mitsui Bussan do Brasil

Com duração de 12 meses, o projeto atenderá, em seu primeiro ano, cerca de 200 produtores familiares de mandioca e derivados, frutas, verduras, hortaliças e diversos outros produtos de mais de 20 comunidades rurais. Na nova unidade inaugurada, esses trabalhadores passam a contar com espaço adequado para aumentar a qualidade e agregar valor aos seus produtos. 

Parceiro implementador do projeto Tipitix, o Instituto Peabiru está responsável pela administração inicial da unidade de beneficiamento até que seja fortalecido um grupo local para sua gestão no futuro.

image Novo espaço garante beneficiamento de produtos da agricultura familiar (Divulgação / Hydro)

“O Fundo de Sustentabilidade Hydro é um parceiro comprometido com os territórios onde atua, ouvindo das comunidades quais são os desafios e atuando para viabilizar soluções sustentáveis. Por meio desta parceria com a Fundação Mitsui Bussan do Brasil, estamos contribuindo para a geração de valor e criação de novos negócios ligados às cadeias de valor agroalimentares de base comunitária, melhorando sua organização, produção e comercialização. Apostamos no investimento de longo prazo em conhecimento, diálogo e capacitação técnica para impulsionar a diversidade de empreendimentos sustentáveis em Barcarena, um território importante para a Companhia no Brasil”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

De acordo com o Presidente da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, Masahiro Mizuhashi, a instituição busca devolver à sociedade brasileira as oportunidades que foram dadas à Mitsui & Co para viabilizar os inúmeros negócios realizado no Brasil há mais de 70 anos, apoiando o desenvolvimento socioeconômico do país. "Para nós, esta parceria com a HSF está totalmente alinhada com o propósito da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, impactando positivamente o desenvolvimento socioeconômico de Barcarena. Acreditamos que a capacitação profissional e o apoio financeiro são essenciais para o desenvolvimento humano dos mais necessitados e estamos muito felizes por poder apoiar esta causa juntamente com o FSH”, declarou. 

A vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça, que participou do evento de inauguração, ressaltou que o projeto Tipitix também oferece conhecimentos sobre novas práticas na agricultura familiar do município. “O investimento econômico e a capacitação vão gerar renda e emprego e trazer mais qualidade de vida para o agricultor. É o empreendedorismo que chega para essas pessoas, uma nova forma de fazer agricultura familiar de qualidade”. Ela acrescentou que a parceria público-privada é de extrema importância para a Prefeitura de Barcarena. “Quando trabalhamos de forma conjunta, alcançamos de forma extraordinária o nosso público-alvo. Precisamos estar unidos para que isso possa ser transformador”, afirmou.

Nilson Azevedo, presidente da Cooperativa de Extração e Desenvolvimento Agrícola de Barcarena (CEBAD), local onde funciona a unidade de beneficiamento do Tipitix, corroborou a avaliação da vice-prefeita sobre ações conjuntas para o desenvolvimento das cadeias produtivas locais. “Se formos capazes de unificar as ações, que aproveitem os recursos da iniciativa privada, o esforço da gestão pública e a articulação da sociedade civil, teremos consistência dos projetos. A construção da CEDAB foi oriunda de um projeto social, a partir da articulação de empresa, Prefeitura e Governo do Estado, com um comitê em que a sociedade civil estava representada. Se não fosse essa articulação, a CEDAB não existiria”, destacou. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA