CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mutirão de renegociação de dívidas no Pará começa nesta terça; veja como participar

A iniciativa visa ajudar especialmente os consumidores que estão enfrentando situações de superendividamento

Luciana Carvalho
fonte

Começa nesta terça-feira (1º) o mutirão Renegocia! no Pará, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em parceiria com Procons estaduais e municipais. A ação será realizada até o dia 31 de agosto e tem como principal objetivo auxiliar os consumidores endividados que necessitam renegociar suas dívidas, evitando o superendividamento.

Além do Procon estadual, os Procons de Marabá e Altamira também estão envolvidos na campanha. A iniciativa visa ajudar especialmente os consumidores que estão enfrentando situações de superendividamento. Quem está nessa condição pode participar do mutirão comparecendo aos postos de atendimento do Procon-PA, localizados na sede (travessa Municipalidade, nº 1636), Usipaz Icuí e Cabanagem, assim como na Estação Cidadania do shopping na travessa Padre Eutíquio.

Para participar do mutirão é necessário que os consumidores apresentem sua documentação pessoal, além dos contratos ou comprovantes das dívidas que desejam renegociar. Essa é uma excelente oportunidade para os consumidores resolverem suas questões financeiras de maneira adequada e buscarem soluções para evitar o acúmulo excessivo de dívidas.

VEJA MAIS

image Procon-PA oferece oportunidade para consumidores endividados renegociarem dívidas
Consumidores em situação de superendividamento poderão participar do mutirão

image Procon-PA diz não ter recebido reclamação por cobrança de compartilhamento de senha na Netflix
Diferente das outras regiões brasileiras, paraenses estão “conformados” com nova política

image Fiscais do Procon-PA e Inmetro autuam posto de combustíveis em Igarapé-Açu
Uma das bombas do posto de combustíveis estava fornecendo menos gasolina do que o correto

“Não há limites de valores. Poderão ser negociadas dívidas bancárias e não bancárias, em acordo à previsão da Lei 14.181/2021, incluindo compromissos financeiros assumidos decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada”, explica a diretora do Procon-PA, Gareza Moraes. 

Durante o período do mutirão, os consumidores terão a oportunidade de renegociar suas dívidas em condições especiais de pagamento e possíveis descontos. O Procon-PA também orientará os consumidores sobre a importância de avaliar se as propostas de negociação atendem às suas necessidades.

Todas as dívidas de consumo serão passíveis de negociação, abrangendo cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e outros. Mas, contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários, crédito rural e pensões alimentícias ficarão excluídos das possibilidades de renegociação.

O Procon-PA também convocou fornecedoras de serviços essenciais, como energia elétrica, água, telefonia, e instituições bancárias a participar do mutirão. Após o término da campanha, todos os dados coletados serão enviados à Senacon para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à prevenção e tratamento do superendividamento.

Serviço:

Mutirão Renegocia!

Data: 1º a 31 de agosto (com exceção dos dias 16 a 18 de agosto, quando será interrompido devido a um curso de capacitação dos servidores do órgão)

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Local: Nas unidades do Procon-PA (travessa Municipalidade, nº 1636, esquina com a Soares Carneiro, no bairro do Umarizal; na Estação Cidadania, no shopping da travessa Padre Eutíquio; e nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará e Cabanagem.)

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Elisa Vaz, repórter do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA