CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prévia da Inflação tem alta de 0,18% na Região Metropolitana de Belém

Queda no preço do açaí foi de 8%

O Liberal

A taxa de inflação subiu 0,18% no mês de junho desse ano na Região Metropolitana de Belém (RMB), segundo a prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apesar da alta, a Grande Belém teve o menor índice entre as regiões metropolitanas pesquisadas. As maiores altas identificadas pelas pesquisa ficaram para as capitais Salvador (1,16%), Recife (0,84%) e São Paulo (0,79%).

Segundo o instituto, a prévia da inflação paraense foi menor que o esperado devido a queda dos preços do grupo Alimentos e Bebidas (-0,71%). Outro destaque foi a queda no preço do açaí (-8,08%). Dentre os grupos que tiveram a maior alta na Região Metropolitana de Belém, o principal destaque foi a categoria Saúde e Cuidados Pessoais (0,56%), puxada pela alta dos planos de saúde, que sofreram reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 26 de maio, com vigência a partir de maio de 2022 e cujo ciclo se encerra em abril de 2023. Outros aumentos notáveis foram os dos grupos Habitação (0,53%), puxado pelos reajustes nas taxa de água e esgoto, Transportes (0,61%) com destaque para queda da gasolina (-1,70%), Despesas Pessoais (0,57%), Vestuário (0,20%) e Artigos de residência (0,97%), Comunicação (0,36%), Educação (0,25).

Apesar da alta no grupo Habitação, a energia elétrica teve queda no preço (-0,70%). A partir de 16 de abril, passou a valer a bandeira verde, em que não há cobrança adicional na conta de luz. Desde setembro de 2021, estava em vigor a bandeira Escassez Hídrica, com acréscimo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.

Para o motorista de aplicativos Luiz Nogueira, a impressão é de que os aumentos tem sido bem maiores. Ele conta que os preços no supermercado só sobem e que o último aumento no preço dos combustíveis o deixou desanimado. "Realmente eu tinha percebido a gasolina um pouquinho mais barata, uns 10 ou 20 centavos. Mas já teve o anúncio que vai aumentar de novo. Essa inflação não dá trégua", lamenta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA