Pesquisa aponta que 1 em cada 4 pessoas do Norte não se planejou ou não sabe como pagar IPVA

Ainda segundo levantamento da Serasa, 35% das pessoas da região afirmam que inseriram as parcelas no orçamento mensal para serem pagas durante o ano

O Liberal
fonte

Manter um automóvel pesa no orçamento familiar. Segundo a pesquisa "Relação do Brasileiro com o Automóvel", produzida pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, os veículos estão entre os três maiores gastos anuais de 67% por lares brasileiros, atrás apenas dos gastos com a alimentação (69%) e à frente de despesas com as contas básicas, como água, luz e gás (62%). No início do ano, a cobrança do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), gera um impacto a mais nesse cálculo, pesando no bolso do motorista e das famílias. No Norte, 24% das pessoas - aproximadamente uma em cada quatro pessoas - não sabem ou não se planejaram para pagar o imposto em 2024. 

VEJA MAIS

image IPVA 2024 Pará: donos de veículos podem ter desconto no pagamento antecipado até a segunda (08/01)
Se o pagamento for efetuado após a data do licenciamento, haverá acréscimo de multas e juros

image IPVA 2024: saiba quem tem direito a isenção no Estado
Federações possuem autonomia para definir regras de isenção do tributo

A coordenadora da Serasa, Carolina Ribeiro, explica que mesmo sendo uma despesa anual, o valor do IPVA costuma pegar alguns motoristas de surpresa. “Dessa forma, o planejamento financeiro é fundamental para mensurar os gastos com antecedência e estimar os custos entre um ano e outro”, complementa.

Conforme a mesma pesquisa, 35% das pessoas da região inseriram as parcelas no orçamento mensal para serem pagas durante o ano. Outras 31% disseram ter economizado durante o ano anterior para pagar à vista e 7% vão usar o 13º salário para pagar o imposto.

image Pagamento antecipado do IPVA inicia dia 8 de janeiro; confira as datas
Já na primeira quinzena de janeiro, os proprietários de veículos com finais de placa de 01 a 61 e de 71 a 91 poderão solicitar a quitação antecipada.

image No Pará, pessoas com Síndrome de Down agora são isentas do IPVA
Alteração da lei está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE)

Uso dos automóveis

Para muitas pessoas, o carro representa uma necessidade, em razão das dificuldades de mobilidade urbana e precariedade do transporte público. Na região Norte, o levantamento da Serasa apontou que 7 em cada 10 pessoas utilizam seus automóveis diariamente, princialmente para locomoção para o trabalho ou local de estudo (32%), ou locomoção dos filhos e outros familiares (16%). O veículo também é bastante usado passeios de fim de semana (13%) e compras e tarefas do dia a dia (13%).

A pesquisa mostrou também que 40% dos entrevistados da região intensificaram a utilização do carro nos últimos 12 meses. Entre os motivos estão: maior eficiência no deslocamento (45%); precisam do carro para os filhos (32%); passaram a usar o carro como ferramenta de trabalho (30%); voltou a trabalhar no formato presencial (25%) e falta de segurança no transporte público (23%).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA