CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ministro do STF mantém liberação de empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil e BPC

Nunes Marques observou que a ampliação dessa modalidade tem sido constante nas últimas décadas

O Liberal
fonte

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve a validade da norma que amplia a margem de crédito consignado e prevê a liberação dessa modalidade de empréstimo para beneficiários de programas sociais, entre eles Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil. As informações são da Agência Brasil.

A decisão foi tomada durante análise do pedido de medida cautelar feito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7223. O partido questiona a mudança nas regras de acesso aos empréstimos consignados determinadas pela Lei 14.431/2022 e que possibilitou que cadastrados no BPC e em programas federais de transferência de renda pudessem fazer esse tipo de operação.

VEJA MAIS

image Auxílio Brasil: como consultar e saber se foi aprovado no benefício?
O beneficiário pode realizar a consulta para obter mais informações sobre o cadastro e a situação da inscrição no auxílio disponibilizado pelo Governo Federal

image Auxílio Brasil: Caixa suspende empréstimo consignado após pedido do TCU
A empresa decidiu interromper a liberação dos valores após recomendação do ministro Aroldo Cedraz

image Como se cadastrar no Auxílio Brasil; saiba onde fazer o empréstimo e como sacar
O empréstimo consignado é uma nova modalidade de crédito que terá seus descontos feitos diretamente no valor pago aos beneficiários

image Auxílio Brasil: Quando vai começar a ser pago o empréstimo?
Confira como funciona as normas para quem fez ou deseja solicitar o empréstimo consignado

Para a sigla, a mudança pode provocar ampliação do superendividamento dos beneficiários que aderirem a essa modalidade de crédito e também torna vulnerável quem contraiu o empréstimo, uma vez que parte da renda fica comprometida antes mesmo do recebimento.

Porém, Nunes Marques entendeu não haver urgência no pedido, um dos requisitos para a concessão de liminar, uma vez que o aumento da margem de créditos consignados não é novidade, e a ampliação dessa modalidade tem sido constante nas últimas décadas.

Ele observou ainda que os empréstimos são liberados a partir de análise de crédito e de risco realizada pelas instituições financeiras privadas ou públicas, com habilitação no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou no Ministério da Cidadania.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA