Legumes pressionam a inflação em Belém e o repolho dispara
Apesar de terminar 2019 em alta, a inflação desses produtos não deu trégua

Os preços dos legumes continuam pressionando a inflação em Belém. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), divulgado nesta segunda-feira (10), mesmo fechando 2019 com reajustes bem acima da inflação, em janeiro deste ano, a maioria dos produtos hortis (hortaliças, verduras e legumes) voltou a subir de preço.
Os reajustes mais expressivos desses produtos em janeiro recaíram sobre o repolho, com o quilo tendo alta de 12,73%; seguido da cenoura, 12,59%; batata doce branca, 10,89%; beterraba, 5,57%; abobora, 4,66%; batata inglesa, 2,63%; alface, com o maço reajustado em 2,18%; pimentão verde, 1,81%; maxixe, 1,40%; cebolinha, com o maço tendo alta de 1,23%; e a salsa, com o maço reajustado em 1,06%.
Apenas alguns produtos dessa categoria tiveram redução de preço, segundo o Dieese/PA: o quilo do pepino teve queda de 6,63%; seguido do Chuchu, 5,43%; e o maço do feijão verde, 1,58%.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA