CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

INSS: Correios do Pará já somam mais de 87 mil atendimentos para ressarcimento de descontos ilegais

Central de Belém, Icoaraci e Abaetetuba lideram demanda pelo serviço, que vai até novembro

Thaline Silva*
fonte

As 146 agências dos Correios habilitadas no Pará já realizaram mais de 87 mil atendimentos para análise de eventuais descontos não autorizados em pensões e aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com possibilidade de acordo para ressarcimento dos valores. A devolução do recurso foi proposta pelo governo federal a partir de acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF). As unidades dos Correios com maior volume de atendimentos no estado são a Central de Belém, Icoaraci e Abaetetuba.

Em todo o Brasil, a iniciativa já resultou em mais de 2,5 milhões de atendimentos nas agências dos Correios, que atuam em parceria com o INSS desde maio. Apenas no Pará, mais de 35 mil beneficiários aderiram formalmente ao acordo, segundo o balanço enviada na última sexta-feira (25.7) pelo próprio Instituto, número que representa um salto de 15 mil adesões em uma semana.

O prazo para adesão termina em 14 de novembro, e o ressarcimento será feito em parcela única, corrigida pela inflação, diretamente na conta onde o segurado recebe o benefício. A medida beneficia pessoas que tiveram descontos indevidos de mensalidades associativas entre março de 2020 e março de 2025.

VEJA MAIS 

image No Pará, 35 mil aposentados já aderiram a acordo de ressarcimento de descontos ilegais
INSS: Devolução do dinheiro começou nesta quinta-feira (24/07)

[[(standard.Article) Mais de R$ 4 bilhões em salários e benefícios foram pagos para mortos, aponta TCU]]

Para atender à alta demanda, os Correios estão ampliando a estrutura nas agências com maior fluxo. Em diversas localidades, foram implantados guichês exclusivos e senhas específicas para agilizar o atendimento aos aposentados. Na última segunda-feira (21), após o anúncio dos primeiros lotes de pagamento, foram registrados mais de 150 mil atendimentos em todo o país.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou o trabalho das equipes de atendimento em todo o Brasil. “Estamos priorizando a atenção aos idosos. Quero agradecer a todos os empregados e empregadas que estão na linha de frente dessa ação social de apoio aos aposentados e pensionistas”, disse.

Durante visita a uma agência em Taguatinga (DF), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, acompanhou de perto o atendimento e elogiou a capilaridade da estatal. “Os Correios têm agências em todos os municípios do país. É uma potência em termos de distribuição. Por isso, essa parceria tem sido fundamental para garantir o acesso ao ressarcimento”, afirmou.

Para aderir ao acordo, os segurados podem procurar uma das mais de 5 mil agências dos Correios espalhadas pelo país ou acessar o site e o aplicativo Meu INSS. A Central 135 também está disponível para consultas, embora não permita adesão.

Nas agências, os serviços disponíveis incluem:

  • Consulta sobre descontos no benefício;
  • Contestação de descontos não autorizados;
  • Confirmação de descontos autorizados;
  • Validação ou contestação da resposta da entidade associativa;
  • Adesão ao acordo de ressarcimento.

O atendimento é feito mediante apresentação de documento oficial com foto. Representantes legais ou procuradores com procuração válida também podem ser nomeados para realizar o processo.

A ação busca atender principalmente os segurados com dificuldade de acesso a canais digitais, reforçando a função social dos Correios como elo entre o governo e a população. A expectativa do Ministério da Previdência é de que o número de adesões continue crescendo nas próximas semanas.

Alerta contra golpes

O INSS reforça que nenhum servidor ou funcionário dos Correios está autorizado a realizar atendimentos domiciliares. O serviço é oferecido exclusivamente pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, Central 135 e agências dos Correios.

Para mais informações, o canal oficial dos Correios no WhatsApp também está disponível: https://whatsapp.com/channel/0029VaZRxRt1CYoQxS2JD236.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do núcleo de Política e Economia

 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA