SEX · 02 OUT 2026Assine

coonversa

Em telefonema, Lula e Xi discutem 'parceria estratégica bilateral' entre o Brasil e a China

Líder chinês informou que enviará "uma delegação de alto nível" à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30)

Estadão Conteúdo

12 de agosto de 2025 às 07:58

20.11.2024 - Jantar oferecido pelo Presidente Lula e pela primeira-dama Janja Lula da Silva ao presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Palácio do Itamaraty. Brasília (DF)

20.11.2024 - Jantar oferecido pelo Presidente Lula e pela primeira-dama Janja Lula da Silva ao presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Palácio do Itamaraty. Brasília (DF) ( Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR )

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, na noite desta segunda-feira, 11, informou a Secretaria de Comunicação Social (Secom), em nota. A ligação durou cerca de uma hora.

Lula e Xi falaram sobre "a parceria estratégica bilateral" entre o Brasil e a China e "saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países".

Veja mais

Governo Federal recebe propostas para compor painéis dos Pavilhões Brasil na COP30 Inscrições podem ser feitas de 11 a 30 de agosto. Iniciativas poderão integrar a programação nas zonas Azul e Verde, com debates, mostras e apresentações culturais

COP 30: Celso Sabino se reúne com embaixadores dos países árabes do Golfo em Belém Encontro promovido pelo Ministério do Turismo apresenta infraestrutura e soluções sustentáveis para a conferência

Os dois líderes também se comprometeram "a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites", segundo a nota da Secom. "Ambos os presidentes também destacaram sua disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias". 

"A atual conjuntura internacional e os esforços recentes pela paz entre Rússia e Ucrânia" também foram discutidos, de acordo com o comunicado.

O líder chinês ainda informou que enviará "uma delegação de alto nível" à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro. Xi disse que "vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência", segundo a Secom.