Em Belém, ministro defende incentivo à venda de produtos da Amazônia no mercado internacional

Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, cumpre agenda no Pará até sábado (27)

Dilson Pimentel
fonte

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, que cumpre agenda no Pará até sábado (27) foi recebido pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, durante visita à Instituição, na manhã desta quinta-feira (25). "Queremos ouvir a Universidade Federal do Pará e estabelecer uma parceria para ajudar a desenvolver a agricultura familiar no Pará", declarou Teixeira. 

O principal objetivo do representante do governo federal é articular a construção de iniciativas que visem o reflorestamento produtivo no estado, com foco em sistemas agroflorestais, com vistas a gerar renda à agricultura familiar, extrativistas e assentados da reforma agrária e proteger e recuperar as florestas.

Antes de visitar a UFPA, Paulo Teixeira esteve na Agroindústria de Chocolate da Dona Nena, na ilha do Combu, acompanhado do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

VEJA MAIS

image Suzano e MST conversam em mesa de negociação criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário
Ideia é atualizar acordo firmado em 2011; Paulo Teixeira afirma que terras foram reintegradas

image Ministro fala sobre invasões de terras pelo MST no interior da Bahia: 'tentar resolver pelo diálogo'
Paulo Teixeira, titular da pasta do Desenvolvimento Agrário, informou que entrará em contato com o Movimento sugerindo negociação com a empresa Suzano

image Ministro do Desenvolvimento Agrário reafirma desafio do governo com erradicação da fome
Paulo Teixeira também ressaltou compromisso com agroecologia e meio ambiente

Em entrevista à Redação Integrada de O Liberal, ele informou ainda que o governo pretende utilizar os mecanismos de crédito, de assistência técnica, extensão rural, de compras públicas e legislativos para dar destaque aos produtos da Amazônia. "Quem quer preservar a Amazônia no Brasil e no mundo tem que comprar produtos da Amazônia", afirmou.

Ele afirma que o objetivo é incentivar a oferta desses produtos nos supermercados brasileiros e redes internacionais, bem como garantir o registro desses itens da região, "como é o caso do açaí, do cupuaçu e da castanha. Temos que abrir o mercado europeu pra esses produtos". 

UFPA apresentou sua produção científica ao ministro

O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Zagury Tourinho, disse que o encontro com o ministro Paulo Teixeira foi uma oportunidade para ele conversar com os pesquisadores da Universidade. E para a UFPA contar um pouco sobre as pesquisas que desenvolve na região amazônica, sobre desenvolvimento sustentável, sobre as dinâmicas sociais e territoriais na região e os problemas sociais que atingem as populações tradicionais.

“E tudo aquilo que podemos contribuir com esse conhecimento que produzimos para a formulação e execução de políticas públicas na Amazônia. É um momento de troca, de conhecimento, de experiências e de construção de uma parceria para que a Universidade, como sempre faz, coloque a serviço do poder público a sua competência técnico-científica no suporte às políticas públicas”, afirmou.

Ainda segundo o reitor Emmanuel Tourinho, foi um momento para apresentar a produção científica da Universidade e o trabalho de pesquisa que é feito no território amazônico acerca da realidade amazônica. “A Universidade Federal do Pará é a maior instituição de pesquisa na Amazônia sobre a Amazônia", disse. "Nós temos grupos extremamente competentes em vários temas que são centrais para o desenvolvimento da região. E é muito importante que a sociedade, incluindo o poder público, se aproprie desse conhecimento que vimos produzindo para tomar decisões sobre as políticas que precisam ser executadas em favor do desenvolvimento social dos povos da Amazônia”, afirmou.

Agenda no Pará

Às 15h, o ministro aproveitou para participar da cerimônia de posse coletiva dos gestores estaduais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Pará, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Estadual do Pará (UEPA), no bairro do Marco.

Os empossados são Raí Moraes (Superintendente Regional do Incra - PA/NORDESTE), Zé Maria Melo (Superintendente Regional do Incra - PA/OESTE), Reginaldo Negreiros (Superintendente Regional do Incra - PA/SUDESTE) e Edson Júnior (Coordenador Geral do MDA/PA).

Mais de duas mil pessoas participaram da programação, entre participantes do Movimento Sem Terra (MST) e coletivos de agricultura familiar. Participaram também o senador Beto Faro (PT); os deputados federais Airton Faleiro (PT) e Dilvanda Faro (PT); o deputado estadual Elias Santiago (PT); e o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) Paulo Rocha.

Nesta sexta (26), a comitiva do Ministério segue para Santarém, no oeste do Estado. Às 9h30, o ministro participa de um café da manhã com representantes do Incra, sobre a estratégia de Ordenamento e Regularização Fundiária e Ambiental na região.

Pela tarde, às 14h, será realizado um encontro com movimentos sociais e instituições para escuta de demandas no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

No sábado (27), a comitiva da pasta visita a Aldeia Kumaruara Vista Alegre do Capixauã, finalizando a agenda do ministro no Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA