Dias das crianças: brinquedos estão 20% mais caros
Videogames e computadores estão mais baratos em comparação com ano passado

A inflação dos bens e serviços consumidos no Dia das Crianças registrou alta de 13,7% nos últimos 12 meses. O levantamento realizado pela economista da XP, Tatiana Nogueira, aponta que a variação média de 2021 foi de 10,2%.
Os presentes tradicionais, que incluem brinquedos e vestuário, também registraram um aumento médio de 9%. O destaque foi nos brinquedos, que subiram 20%. Por outro lado, o videogame e o computador pessoal foram os únicos itens com preços em queda.
"Depois de forte problema nas cadeias de produção de diversos componentes que envolviam tecnologia durante a pandemia, a normalização tem permitido a queda recente no preço desses itens", conclui Tatiana.
VEJA MAIS
Como o feriado coincide com o feriado católico de Nossa Senhora Aparecida, quem optar por viajar este ano pode encarar preços mais elevados. Nos últimos 12 meses, o preço das passagens aéreas subiu 74,9%, enquanto que a hospedagem e pacotes turísticos acumulam altas de 22% e 23%, respectivamente.
Se os pais ou responsáveis planejam levar as crianças para aproveitar o feriado fora de casa, em almoços em restaurantes ou lanches, será preciso desembolsar de 8,4% a 16,8%, a mais que no feriado do ano passado. “Além dos custos terem subido no período, especialmente alimentos, a reabertura da economia depois da pandemia permitiu que os estabelecimentos reajustassem seus preços à luz desses custos mais elevados.”, explica Tatiana.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA