CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Desenvolvimento municipal e educação financeira são temas de eventos

Secretaria Municipal de Economia (Secon) orienta população sobre os desafios de Belém e a importância dos gastos conscientes

Redação Integrada de O Liberal
fonte

O titular da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Rosivaldo Batista, vai ministrar a palestra “Desenvolvimento da economia municipal e suas perspectivas”, na manhã desta quarta-feira (14), no auditório da Esamaz, em Belém, às 9h. O evento faz parte da programação da Semana do Economista, que nesta edição traz o tema “Fatores indicativos para alavancar o desenvolvimento econômico paraense”,

Conforme destacou o especialista, os setores de maior movimentação na capital são de comércio e serviço, que representam 60% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, que chega a R$ 29 bilhões. Mesmo sendo um comportamento histórico desde a fundação de Belém, o secretário acredita que é hora de dar visibilidade a outras atividades econômicas.

“A área geográfica da capital não corresponde a 1% do território paraense. Belém é composta por 42 ilhas, e somente a Ilha de Mosqueiro, geograficamente, é maior que a capital e o Distrito de Icoaraci juntos. Portanto, precisamos pensar em um programa de desenvolvimento sustentável na ocupação das ilhas e do meio ambiente, para aproveitar o potencial de nossa região”, comentou Batista.

Segundo o secretário, uma das atividades mais promissoras do entorno da capital é o manejo do açaí e a criação de patos e peixes. “Na época do Círio, são consumidos cerca de 250 mil patos, e quase todos são importados de outros estados, e nós temos capacidade de criar esses animais aqui e movimentar a economia local. É uma demanda reprimida”, explicou. A ideia, segundo Batista, é que as famílias façam essa criação nas ilhas.

Da mesma forma, o economista disse que é importante investir da aquicultura, especialmente na Ilha de Mosqueiro. “Temos muito piscicultores no Estado, que podem estimular essa atividade para atender o grande consumo de peixe no Pará, especialmente em Belém, durante a Semana Santa”, disse o secretário. Na Ilha de Cotijuba, a intenção é produzir hortaliças. Já na Ilha do Combu o turismo é o setor mais promissor, com a ida a restaurantes, por exemplo. Segundo Batista, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) já tem projetos para captar recursos e dar seguimento a esses programas.

Além da palestra do titular da Secon, a Semana do Economista também vai promover um debate sobre a conjuntura econômica brasileira, nesta quinta-feira (15), com o doutor em Economia Douglas Alcântara. A programação, que marca o fim das atividades, será no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Cartilha orienta sobre finanças

O lançamento do Programa Municipal de Educação Financeira, desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secon, também está marcado para esta quarta. No evento, que vai ocorrer no auditório da Esamaz, às 16h, também haverá apresentação da Cartilha de Educação Financeira, que tem o objetivo de orientar a população belenense sobre as melhores formas de gastar ou investir dinheiro.

“Pela minha experiência, fica claro que o consumidor precisa de mais informação. Não somos educados para isso. Educação financeira é ter gastos conscientes e saber investir, porque existem muitas modalidades e as pessoas não sabem qual é a melhor para o seu perfil”, comentou. A publicação será entregue durante o evento de lançamento e ficará disponível na Secon para os interessados.

Fora a distribuição de cartilhas, o programa desenvolvido pela gestão municipal também vai atuar com um grupo de economistas, que vão orientar sobre educação financeira servidores municipais e, posteriormente, funcionários dos mercados varejistas de Belém. A Secon ainda vai realizar cursos e oficinas sobre o tema.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA