CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Censo aponta oportunidades no mercado imobiliário de Belém

Levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica projeta valorização dos imóveis na capital

Amanda Engelke
fonte

Um levantamento feito pela Brain Inteligência Estratégica para o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) projeta uma valorização dos imóveis em Belém. Clauber Barreto, gestor Norte e Nordeste da Brain, aponta que a queda nos juros deve impulsionar a procura por imóveis, permitindo que mais pessoas ingressem no mercado com suas rendas atuais. Atualmente, a Selic está em 11,25%, permanecendo no menor nível desde março de 2022 — quando estava em 10,75% ao ano.

“Com juros menores, a prestação diminui. A prestação diminui, pessoas que não tinham renda suficiente para adquirir aquele imóvel, agora conseguem. Isso faz aumentar a demanda. Em Belém, a gente detecta que o estoque está equacionado, dentro de um nível saudável. Aumento da demanda com um estoque equilibrado, você está aumentando a demanda com a mesma oferta. Então a gente entende que pode haver uma maior valorização do preço do imóvel”, projeta Barreto.

VEJA MAIS

image Banco Central reduz taxa Selic pela quinta vez consecutiva, alcançando 11,25% ao ano
Atual taxa é a menor desde março de 2022, quando estava fixada em 10,75% ao ano

image Copom reduz Selic para 11,75% ao ano, cortando a taxa em 0,50 ponto percentual
Decisão unânime, a quarta consecutiva, está alinhada com o plano de voo previamente indicado.

Além disso, segundo o gestor, o cenário deve aumentar a demanda de investidores, que terão de sair da zona de conforto em busca de rendimentos. “Nós estávamos falando de uma Selic de 13,25% (em 2023). Com a Selic alta, o investidor não tinha apetite para ir para o mercado porque ele estava bem servido de juros. Agora com a queda de juros, a partir dessa constante diminuição da Selic, o investidor vai começar a olhar para o mercado de vendas real, que é o nosso mercado imobiliário", defende Clauber.

A projeção é um dos resultados do levantamento apresentado a diversos representantes do setor durante o 23° Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua, promovido pelo (Sinduscon-PA) na última segunda-feira (5), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), em Belém. Na ocasião, foram apresentados e detalhados por ticket médio e tipologia indicadores do mercado imobiliário (lançamentos, vendas, estoque) referentes ao quarto trimestre (de outubro a dezembro) de 2023.

image Mercado imobiliário está no auge, apontam corretores no Pará
Profissionais afirmam que municípios como Belém, Ananindeua e Salinas têm explosão de lançamentos e grandes demandas

Em 2023, foram vendidas 2.007 unidades residenciais verticais, em uma média de 502 unidades por trimestre. Em comparação com o quarto trimestre de 2023, as vendas em Belém aumentaram 11,7%. No comparativo entre os doze meses do ano, entre 2022 e 2023, as vendas se mantiveram estáveis, com variação negativa de 1%. Já os lançamentos, entre 2022 e 2023, cresceram 37% na capital. No recorte do quarto trimestre, entretanto, houve uma queda de 16% no comparativo com o período de outubro a dezembro de 2022.

De acordo com o Sinduscon, o Censo é realizado com o intuito de debater as ofertas de estoque de incorporadoras; dados sobre os lançamentos e vendas; avaliação do mercado residencial (estratificado por tipologia, padrões, renda exigida e bairros); e programa de habitação, sendo destinado a empresas, parceiros, representantes de instituições financeiras. “Esse estudo fundamenta as decisões das nossas empresas”, destacou Fabrizio Gonçalves, presidente da entidade, durante o evento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA