Aplicativo de jogo com dicas de educação financeira para crianças deve ganhar versão de tabuleiro
Game também deve chegar às escolas com uma metodologia específica para o ambiente escolar

Lançado no final de 2017, o game desenvolvido pela empresa Poupadin, com dicas de educação financeiras para crianças, deve ganhar uma versão física, com a criação do jogo de tabuleiro, e também chegar às escolas com uma metodologia específica para o ambiente escolar. "O nosso foco é ensinar as crianças técnicas básicas de finanças pessoais, por exemplo, como transformar os objetivos em metas, como montar um orçamento, dar noção de custo e poupança e planejamento de curto, médio e longo prazo", explica Manoel Lopes, economista e fundador da empresa, incubada no Programa de Incubação de Empresas (PIEBT) da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec).
A Poupadin é formada por quatro economistas. Eles perceberam que tanto o problema de inadimplência quando de endividamento das famílias são provocados, muitas vezes, pela falta de educação financeira. "Porque não é ensinado nas escolas e os pais têm pouca habilidade de ensinar as crianças. A partir disso, a gente participou de um concurso de modelo de negócios, pegou esse problema e pensou numa solução e submeteu ao concurso, onde ele foi campeão e lá que surgiu a ideia de criar (o jogo). Isso foi no final de 2014. O game foi lançado final de 2017", explica.
Desde então, já foram feitos mais de três mil downloads do jogo. O aplicativo está disponível para ser baixado na plataforma do Google Play e é voltado para crianças de seis a onze anos. Incubada no PIEBT da Universitec, desde abril de 2018, e a Poupadin já está na lista da revista Pequenas Empresas e Grande Negócios como uma das 7 startups mais bem vistas do Norte do País que estão fazendo sucesso com soluções tecnológicas. A empresa surgiu de uma pesquisa prévia realizada no Grupo de Educação Financeira da Amazônia, na Faculdade de Economia da UFPA.
O jogo funciona no formato de game para tablets Android ou PCs e consiste em ensinar para crianças técnicas básicas de finanças pessoais, tais como montar um orçamento e planejamento adequado para iniciar uma poupança para atingir determinado objetivo. As rodadas são divididas em tarefas, baseadas no cotidiano das crianças. "O trabalho envolveu a construção do game em si, porque ele tem a proposta de ser desafiador e ter fases a serem cumpridas, além de ter o desafio, ela vai ter a percepção de quanto está evoluindo durante o jogo, e pensamos também na arte do jogo, muito atrativo às crianças, voltada a realidade delas", ressalta Manoel Lopes. Com o resultado positivo no projeto, a ideia é lançar, em setembro, o jogo de tabuleiro e também chegar às escolas com metodologia específica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA